terça-feira, 19 de março de 2013

WALKEI

ENTREVISTA
WALKEI DIZ QUE GERAÇÃO DE EMPREGO É QUEM DESENVOLVE A REGIÃO
FOTO:JC
WALKEI PAULO  PESSOA FREITAS, 26 anos de idade, é o nosso entrevistado especial da semana (17 a 23/3/2013). Filho de Vicente de Paulo Freitas (já falecido) era conhecido por Galego de Chico Justino e de dona Antonia Vanjida Pessoa Freitas. Atualmente mora na rua que leva o nome do próprio pai, Vicente de Paulo Freitas, 363, em São Miguel, Estado do Rio grande do Norte. É funcionário público municipal, pregoeiro, na prefeitura municipal de São Miguel: formado em Serviço Social pela UNITINS-Universidade do Tocantins e faz Direito pela FACEP-Faculdade do Alto Oeste Evolução.
TRIBUNIVERSAL - Discutir as ideias econômicas dos municípios da Região, São Miguel, Coronel João Pessoa e Venha-Ver, no atual estágio de desenvolvimento econômico em que nos encontramos, isso se deve a que?
WALKEI - Isso se deve em primeiro lugar por causa das oportunidades; em segundo, as facilidades; antigamente tudo era muito difícil. A educação era difícil, o emprego, também; atualmente as pessoas têm condições financeiras e facilidades e tem, também, seus empregos. isso é o que facilita o desenvolvimento econômico da nossa Região. E a tendência é aperfeiçoar isso cada vez mais. O que também soma neste desenvolvimento econômico são as políticas da atualidade com maior índice de geração de emprego no setor privado e o público.
TRIBUNIVERSAL - Podemos dizer que vivemos uma verdadeira revolução econômica no que diz respeito a essa modernidade econômica com a  acessão de uma nova classe média em São Miguel, prova disso é, quando vemos a cidade vazia nos finais de semana, todo mundo nos balneários, se deslocando até o Sítio Jacó, para a Cachoeira, deixando suas residências, as donas de casas deixando suas cozinhas, ou seja tendo condições financeiras para usufruírem financeiramente deste momento de lazer. Como você vê este atual momento da nossa população?
WALKEI - Vejo com bons olhos. É uma situação ótima. Tudo isso é gerado pela questão comentada na primeira indagação. São Miguel é uma cidade que está crescendo vertiginosamente, tanto na área educacional quanto na física.
TRIBUNIVERSAL  - Walkei, o mercado financeiro em São Miguel, pede há muito tempo um centro comercial do tipo mini-shopping; um mini-shopping com pequenas lojas de confecções, praças de eventos, salas de telecines, praças de alimentação nos finais de semana, principalmente à noite. Um conglomerado de lojas variadas, enfim, a cidade cresceu, a Região cresceu, o que você acha disso?
WALKEI - Jair, qualquer investimento para trazer benefício para o município é glorioso, mas, existem muitos impecílios financeiros; seria uma boa, entretanto, dentro de uma expectativa futura, quem sabe?
TRIBUNIVERSAL  -  O Brasil passou pelo teste político com o advento Lula presidente do Brasil,  depois veio na sequência dessa conquista o nome Dilma Russef, a primeira mulher presidenta do Brasil pelo PT-Partido dos Trabalhadores a nível nacional dando sequência a este trabalho inovador e, em nosso município, com Dr. Galeno, ótima administração municipal, e agora com Dario Vieira, o que falta para melhorar nossa política Regional?
WALKEI - Com relação a Dr. Dario Vieira a gente pode dizer que ele já foi aprovado pelo povo. Porque ele vem de uma experiência vivida no passado como prefeito. Foram 8 anos que não se pode esquecer assim tão facilmente. Quando foi eleito, agora, provou mais uma vez essa popularidade. Mas, respondendo a sua pergunta, o que falta para melhorar nossa política regional? O que falta em si é o Governo Federal, o Estadual, olhar com carinho para a nossa Região. Quero aqui abrir um parêntese para citar os prefeitos Expedito do Venha-Ver; Pachica de Coronel João Pessoa e Dr. Dario Vieira de São Miguel, hoje, eles são uns vitoriosos; são organizados, responsáveis até nas dobradinhas políticas, com este estilo de trabalho obtiveram desenvolvimento gigantesco nas áreas carentes da sociedade e, acredito, mais ainda, nas propostas destes gestores.
TRIBUNIVERSAL  -  Walkei, nosso País, é por tradição um país católico, agora que o PAPA é argentino, a seleção daquele país não precisa mais ganhar a copa, já que tem um papa; quem precisa rezar muito somos nós brasileiros, já que os argentinos vão rezar para que os brasileiros não sejam campeões. O que você acha dessa guerra dos torcedores? Essa pergunta é só para descontrair a entrevista, não é para ficar soltando rojões por aí e matando torcedores!
WALKEI - Eu acompanhei pouco o processo da escolha do novo Papa, mas, nós vamos ganhar a Copa. Eles, os argentinos, têm o Papa, mas, nós, temos o futebol!
TRIBUNIVERSAL  - Uma das questões que não podemos deixar de falar neste momento é o problema da seca, um momento crítico que passamos no momento da nossa vida, na vida do agricultor, na vida de todos nós nordestinos e que na nossa Região beira o caos, e, principalmente quando vemos o quanto está difícil a manutenção dos nossos mananciais. O Açude do bonito está secando; a canalização que abastece a cidade é antiga e está ultrapassada; esta encanação foi feita para uma cidade de mil residências e hoje São Miguel tem mais de 4.000 residências, um sinal disso é cano de água estourando por todas as ruas da cidade, não resistem a forte pressão de água que vem da subestação do Sítio Bonito; outro  importante assunto em pauta e que não sai do papel é o ‘eterno’ açude Poço de Varas, que desde 1926 é falado e não vem solucionar o problema. Açude esse que poderia ser a solução para todos estes problemas da falta de água que hoje preocupa a Região.  Como você vê este problema?
WALKEI - Qualquer benfeitoria que seja feita para solucionar o problema é bem-vindo Falar sobre o açude Poço de Varas é desestimulante, porque é como uma bola de neve despencando de uma serra, o assunto passa do Governo Federal para o Governo Estadual e não sai do papel e, quem mais sofre com tudo isso é a população da Região, a gente apenas se contenta com a batalha dos prefeitos Expedito, Pachica e Dr. Dario, na busca por esta obra. 
TRIBUNIVERSAL - Você já conquistou seu objetivo de vida? Se não, qual? Tem alguma coisa em especial que gostaria de mencionar para a sua família, para os amigos? Fique à vontade.
WALKEI - Eu acredito que o nosso objetivo ele se renova de minuto em minuto. Acredito que enquanto o ser humano tiver vida o seu objetivo se renova a cada manhã.
TRIBUNIVERSAL - Com relação a dificuldades, acredito que, por mais que eu queira imaginar uma vida fácil no seu desenvolvimento educacional; na sua formação como pessoa, gostaria de ouvir da sua própria boca quais foram estas dificuldades?
WALKEI - Todo mundo tem dificuldades na vida, mas, com esforço, confiança, muita determinação, gostar do que faz, sem isso a gente não chegaria a lugar algum.
TRIBUNIVERSAL - Como você se tornou pregoeiro? O que foi preciso fazer em termos de habilitação técnica?
WALKEI - Tudo começou em 2006, na gestão do ex-prefeito Dr. Galeno Torquato; foi ele quem me convidou e aceitei este convite, especial, de confiança. Veio a fase do aprimoramento para adquirir habilidade no cargo, fiz, em torno de 27 cursos, no qual destaco três: ‘Execução Orçamentária’, realizado pelo TCE-Tribunal de Contas do Estado; ‘De Olho Vivo no Dinheiro Público’ , pela CGU-Controladoria Geral da União e o ‘Curso de Aperfeiçoamento de Pregoeiro’, em Foz do Iguaçu, durante o Congresso Brasileiro de Pregoeiros.
TRIBUNIVERSAL - Até mesmo por questão de utilidade pública, de informação, já que a maioria da população não sabe o que é pregoeiro e, como é feita uma licitação pública, explique para a gente?
WALKEI - Licitação é um processo de compras da administração pública que tem como intuito adquirir a proposta mais vantajosa para o município. E, pregoeiro é, para mim, uma função muito indispensável na administração pública, por ser o profissional responsável pelos processos licitatórios, trazendo para o município benfeitorias, como: a contratação do serviço qualificado e a compra dos serviços com qualidade, sempre buscando a melhor vantajosidade, com menor preço, gerando economicidade para os cofres da administração pública. Resumo como ponto inicial para execução orçamental em boa parte.
TRIBUNIVERSAL - Nestes 7 anos, como pregoeiro, quais foram as suas maiores oportunidades atuando nesta área?
WALKEI - Todas as oportunidades que tive foram importantes. Nesses 7 anos, tive oportunidades de realizar licitação junto ao DNOCS-Departamento Nacional de Obras Contra as Secas pela prefeitura de Dr. Severiano; já atuei num período de 3 anos no município do Venha-Ver; já realizei licitação na Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Pessoa e nas prefeituras de Coronel e São Miguel. Atualmente, estamos em fase de aquisição de um veículo 0 km para a Câmara Municipal de São Miguel. Então, as oportunidades eu as sintetizo da seguinte forma, todas são importantes e tem o seu significado individual, dentro de sua própria importância.
TRIBUNIVERSAL - Como você vê o atual momento dos prefeitos Expedito Salviano do Venha-Ver; Pachica de Coronel João Pessoa e Dr. Dario Vieira de São Miguel?
WALKEI - Eu vejo eles com uma efetiva preocupação pelo zelo do dinheiro público; ao mesmo tempo sinto que eles não medem esforços para conseguir seus objetivos.
TRIBUNIVERSAL - O que dizer do nosso trabalho?
WALKEI - Esse seu trabalho é de grande importância no município e na Região; tem por objetivo levar a notícia a quem não tem acesso, precisa ser melhor valorizado.
TRIBUNIVERSAL - Qual a obra física que precisa ser feita na Região?
WALKEI - O açude Poço de Varas.
TRIBUNIVERSAL - Agradecimento?
WALKEI - Sim, sempre temos a quem agradecer. Em primeiro lugar a Deus, depois à família, aos companheiros de trabalho e, por fim, àqueles que abriram as portas me oferecendo oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário