sábado, 23 de março de 2013

CANTORA

CULTO EVANGÉLICO DIA 31/3
EX-CANTORA DA BANDA LIMÃO COM MEL, VÂNIA BELO, EM SÃO MIGUEL, NA ASSEMBLÉIA DE DEUS

Cantora Vânia Belo
     Quem estará abrilhantando o CULTO DO AMIGO, dia 31 de março, na Assembléia de Deus da cidade de São Miguel, rua Dr. José Torquato, é a ex-cantora da Banda Limão Com Mel e Circuito Musical e Forró Sacana, Vânia Belo. Ela, que agora é evangélica, vem com exclusividade a convite do pastor Lufran Medeiros, juntamente com o Dc. Carlos Magno que será o pregador oficial da noite, para se apresentar para os públicos evangélicos e não evangélicos da Região, mostrando assim, a grande mudança espiritual que aconteceu em sua vida depois que ela aceitou a Jesus como seu único Senhor e salvador. Segundo o pastor Lufran, o Culto do Amigo tem por objetivo convidar um amigo para assistir o Culto do Amigo na sede da Assembleia de Deus e ver de perto o quanto é importante ouvir a Palavra de Deus.

VÍDEO

PASTOR LUFRAN MEDEIROS, DA ASSEMBLEIA DE DEUS, DE SÃO MIGUEL, GRAVA VÍDEO PARA O TRIBUNIVERSAL
     Pastor Lufran Medeiros
     Numa entrevista exclusiva para o Grupo Tribuna, o Jornal e o Blogguer TRIBUNIVERSAL, o mais novo pastor da igreja evangélica Assembléia de Deus em São Miguel, Lufran Medeiros Neto, 39 anos de idade, casado com dona Ceiça, 2 filhos, Jonadabe e Joabe, residente na rua Dr. José Torquato, ele fala de seu objetivo como pastor, da sua recetividade entre os irmãos e a população micaelense e por fim realiza uma inédita entrevista para o blogguer que será editada na semana de 31/3 a 6/4 do corrente, onde ele fala de como pensa desenvolver os trabalhos a frente da Assembleia de Deus da Região, que engloba, também as cidade de Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano. O video em destaque é apenas um pouco de tudo o que vamos publicar na entrevista, é só aguardar!

METEORO

'BOLA DE FOGO' CRUZA OS CÉUS 
DE DELAWARE, NOS EUA
'Bola de fogo' corta o céu de Seaford, no Estado americano do Delaware, em imagem captada pela câmera de segurança de um estacionamento. Segundo especialista da Nasa, o objeto pode ser um meteoro
     Uma "bola de fogo" cruzou o céu da costa leste dos Estados Unidos na noite desta sexta-feira (22/3). Só lembrando que dia 23/3 é dia do METEREOLOGISTA. Segundo veículos de mídia americanos, trata-se de um meteoro. Uma reportagem da rede "CBS DC" afirma que o meteoro foi visto nos Estados do Delaware e de Nova Jersey, por volta das 19h53 (hora local).
     A câmera de segurança de um estacionamento em Seaford, no Delaware, registrou imagens do momento exato em que a "bola de fogo" cruza o céu da cidade. Vale lembrar que a Terra é atingida por meteoros a todo momento, como explicaram especialistas. De acordo com o especialista Bill Cook, chefe do escritório de Meio Ambiente da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), o fenômeno "parece ser um evento único de meteoro". 
     Baseado nas imagens do vídeo, o especialista diz ainda que a bola de fogo parece "se movimentar para o sudeste" do país. O meteorologista Dan Satterfield , ouvido pela rede de TV "WBOC", também falou em meteoro e disse, citando testemunhas, que ele se partiu em três pedaços e se dissipou rapidamente no espaço.  Baseado nesses relatos, o especialista adiantou que "ao que parece, ele não chegou a atingir o chão". Outras testemunhas relataram à "CBS DC" terem ouvido um estampido.
Em fevereiro, um meteoro que passou sobre a região russa de Tcheliabinsk, nos montes Urais, deixou mais de mil pessoas feridas. A partir de então, o tema não tem mais saído dos noticiários, e os astrônomos vêm pedindo métodos mais eficazes de detecção dos astros que podem se chocar com a Terra.
ENTENDA A DIFERENÇA
Asteroide: Objeto rochoso, relativamente pequeno e inativo, que orbita o nosso Sol; Meteoroide: Sobras de asteroides ou cometas que orbitam o nosso Sol; Meteoro: Fenômeno que ocorre ao longo da atmosfera da Terra e deixa um rastro de luz no céu; Meteorito: Quando um meteoroide ou um asteroide resistem à passagem pela atmosfera terrestre e atingem o solo do nosso planeta, ele é classificado como um meteorito; Cometa: Objeto de gelo relativamente pequeno, mas muitas vezes ativo, que tem cauda de gás e poeira; Fonte: Othon Winter, professor e pesquisador de trajetórias espaciais da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e Nasa (Agência Espacial Norte-Americana)


PR LUFRAN MEDEIROS, DA ASSEMBLEIA DE DEUS DE SÃO MIGUEL, GRAVA VÍDEO PARA O BLOGGUER TRIBUNIVERSAL





sexta-feira, 22 de março de 2013

REUNIÃO

SÃO MIGUEL

5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES SERÁ REALIZADA, NO ELISIÁRIO DIAS, 
EM SÃO MIGUEL

Dr. Dario Vieira, prefeito de São Miguel

     Foi definido pela equipe que organiza os eventos no município de São Miguel, reunião que contou com a presença do prefeito Dr. Dario Vieira de Almeida (PR), o Chefe de Gabinete, José Barbosa e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco de Freitas que a 5ª Conferência das Cidades acontecerá na Escola Municipal Elisiário Dias, no dia 4 (quatro) de  maio de 2013. Com o tema: Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já’, o evento procurará desenvolver trabalhos a partir da Conferência, inclusive fazendo a escolha dos delegados para a etapa Estadual da Conferência das Cidades.
    São objetivos da 5ª Conferência Estadual das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos do Estado e Municípios com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Estadual de Desenvolvimento Urbano; II - sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades goianas; III - propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas, e IV - propiciar e estimular a organização de conferências das cidades como instrumento para garantia da gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano no âmbito estadual, regional e Municipal.

ROUBO

LADRÕES ARROMBAM SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO MIGUEL E DELAPIDAM PATRIMÔNIO PÚBLICO 

Estante revirada pelos arrombadores
Sildomar, funcionário público da secretaria de saúde, mostrando a 
janela quebrada, local, onde provavelmente os arrombadores entraram na secretaria
Corredor por onde os prováveis arrombadores entraram na secretaria
Otoscópio jogado no chão, os margináis não quiseram 
levar este aparelho que verifica os ouvidos dos pacientes
Só ficou as hastes de sustentação do DVD, que foi roubado
Com certeza não levaram a tela da TV porque iria dar muito 'na pinta'
Sildomar, segurando a tela para que a foto ficasse 'legal'
Apesar de todo o ocorrido, a reportagem do TRIBUNIVERSAL encontra o corredor de atendimento para exame lotado

     Aconteceu nesta madrugada de quinta para sexta-feira, dias 21 e 22 de março do corrente um dos episódio mais inusitados já visto no município de São Miguel, no que diz respeito a delapidação do patrimônio público municipal. Um verdadeiro caso de polícia, como está sendo tratado o caso, já que está sendo registrado BO-Boletim de Ocorrência na delegacia de policia civil, foi arrombada a secretaria de saúde.
     Segundo o secretário municipal de saúde, Luís Alves o  episódio: 'É um fato irresponsável que ocorreu com a destruição do patrimônio público do nosso município, fico triste porque aconteceu justamente com a minha secretaria, entretanto, com bastante consciência, muita força de vontade, nós não vamos nos intimidar, continuaremos fazendo o nosso trabalho, sempre com maior dedicação'. O secretário, ainda ressentido com o episódio faz uma pequena pausa para respirar e continua; 'Se não continuarmos a trabalhar, será pior', completa o raciocínio', disse o secretário para o blogguer TRIBUNIVERSAL.


CASO MARCOS FELICIANO

Jornalista dá show de bom 
senso no caso Marco Feliciano

Rachel Sheherazade é jornalista, casada e mãe de dois filhos

A jornalista e âncora do jornal SBT Brasil, Rachel Sheherazade, deu uma verdadeira aula de democracia e defesa da liberdade de expressão ao opinar sobre a perseguição que o deputado e pastor Marco Feliciano vem sofrendo nos últimos dias.

Em seu comentário, a jornalista afirmou que um homem não pode ser condenado por suas crenças, nem discriminado por causa delas, pois isso é uma garantia que a Constituição brasileira dá ao seu povo. Dessa forma, temos o direito a liberdade de culto, como também o livre pensamento e a liberdade de expressão.
Segundo Rachel Sheherazade, “só temos esses direitos graças à democracia, onde as decisões são tomadas através do voto, não do grito, nem da intolerância”.
Ela finaliza afirmando que, gostem ou não, Marco Feliciano foi eleito democraticamente. “Por mais polêmicas que sejam suas opiniões pessoais, não se pode confundir o pastor com o parlamentar”.
Assista ao vídeo e deixe o seu comentário no blog do abençoado
Fonte: http://www.verdadegospel.com/

quinta-feira, 21 de março de 2013

PASTOR

PASTOR
DEPUTADO FEDERAL MARCOS FELICIANO (PSC-SP) AFIRMA QUE NÃO VAI RENUNCIAR DA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
DEP. FED. MARCOS FELICIANO
    Alvo de críticas e protestos, o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) disse em entrevista na manhã desta quinta-feira (21) para a Rádio Estadão que não vai renunciar da presidência da Comissão dos Direitos Humanos na Câmara dos Deputados. "Não pretendo renunciar. Fui eleito com mais de 200 mil votos", declarou.
    Feliciano afirmou ainda que não abandonou a sessão que presidia na quarta (20) por conta da "pressão". Ele disse que é praxe na Câmara dos Deputados, durante audiência pública, que o presidente dê início à audiência, passando então a palavra para o requeredor da sessão. "Isso é natural. A imprensa mais uma vez foi sensacionalista", afirmou. "Disse que estava fugindo e não foi o que aconteceu", defende-se o pastor.
    Ele disse que a pressão existe, porém partir para a violência e tumultuar é inadmissível. "Represento 50 milhões de evangélicos diretamente", afirmou. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu na manhã desta quinta-feira (21) resolver até a próxima terça (26) o impasse sobre a permanência de Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos. Alves já havia prometido resolver ontem a situação, o que não ocorreu.
    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que é inadequado o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. "Eu acho que não há nenhuma dúvida de que não é uma indicação adequada", disse Gurgel.
    Feliciano está sendo questionado por entidade de direitos humanos por supostas declarações racistas e homofóbicas. Ele afirmou que os africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e criticou as relações entre pessoas do mesmo sexo, dizendo que "vivemos numa ditadura gay".
   Na avaliação de Gurgel, o pastor não é a pessoa "mais vocacionada" para a Presidência da Comissão. "É algo que se insere no âmbito do Congresso Nacional, mas que, com toda a evidência, não se trata de uma indicação adequada", disse o procurador-geral. "Acho que o próprio partido deve perceber que há pessoas mais vocacionadas para esse trabalho."
    O pastor ainda foi questionado pela rádio de que responde a um processo por estelionato no STF (Superior Tribunal Federal) por não ter comparecido a um show evangélico no Rio Grande do Sul, porém recebeu a quantia de R$ 13 mil.  Feliciano disse que não foi ao show por que adoeceu, porém depositou o valor, com juros, em juízo.
    "Minha equipe ligou e eles disseram que iam remarcar o evento. Ficamos aguardando remarcar e o evento não foi remarcado. Quando tentamos entrar em contato, já haviam feito um processo gigantesco, quase uma extorsão, pedindo um milhão de reais", disse.
POSTADO POR TRIBUNIVERSAL

DIVISA

POLÍCIA
PMs DO RN, PB E CE REALIZAM 
OPERAÇÃO DIVISA SEGURA

FOTO: BLOGÃOMIGUELNEWS

     Policiais militares do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará realizaram, durante a madrugada desta quinta-feira (21), uma operação em combate ao crime organizado, visando principalmente inibir a ação de pessoas envolvidas em arrombamento de caixas eletrônicos. A operação intitulada "Divisa Segura" foi concluída no início da manhã
     De acordo com o coronel Reinaldo, comandante do Policiamento Interior, 90 policiais do RN e 25 do Ceará e Paraíba participaram das barreiras que foram montadas nas cidades de Jaçanã, Passa e Fica, Baraúnas, Tibau, Alexandria, São Miguel, Ouro Branco, Serra Negra e Jardim de Piranhas. Durante cinco horas as equipes abordaram veículos e pessoas que trafegavam nessas divisas, contudo ninguém foi preso.
    "Foi uma operação desencadeada com a finalidade prevenir a ação de quadrilhas especializadas em arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos no Estado. Sabemos que muitos desses assaltantes são oriundos de estados vizinhos por esse motivo o trabalho em conjunto", disse.
     O comandante ainda relatou que a polícia vem intensificando ações contra essas quadrilhas em todo o Estado. Pelos menos seis grupos estão sendo apontados como autores dessas práticas. A Polícia Civil também investiga esses criminosos e já identificou alguns nomes fortes que são considerados líderes de bandos formados muitas vezes por ex-presidiários.
*Por Sérgio Costa - POSTADO POR TRIBUNIVERSAL

ROMÁRIO

OS SEGREDOS DO FUTEBOL
ROMÁRIO PEDE PRISÃO DE MARIM
Romário, ex-campeão do mundo, é deputado federal
FOTO:Marcelo Camargo/Folhapress
     O deputado federal Romário (PSB-RJ) pediu nesta última quarta-feira (20/3) a prisão do presidente da CBF, José Maria Marin. Romário fez referência a um vídeo de autoria desconhecida, publicado no Youtube e reproduzido no blog do Juca Kfouri, que traz uma gravação supostamente de Marin dando a entender que tem conhecimento de negociatas.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA PÁGINA DE ESPORTE DO BLOGGUER TRIBUNIVERSAL

TORQUATÃO


EDITORIAL
'Torquatão', um elefante branco
Manaus  tera o estádio mais caro do Brasil 2052009‑101733‑1.jpg
casadotorcedor.blogspot.comCompartilhar
400 × 268 - Um elefante branco na Amazônia
     Para quem está acostumado com o desporto nacional, sabe muito bem o que significa a referência 'elefante branco'. Para ser mais claro em nosso editorial, vamos explicar para os nossos bloggueiros, ligados em nosso trabalho, o que é elefante branco. Todos sabem que a Copa das Confederações estão próximas, para ser mais exato faltam apenas três meses e a FIFA precisa de alguns estádios prontos para poder sediar este competição, que por sinal o Brasil é o atual campeão, fato que aconteceu na África do Sul, jogo de virada contra o México, quando ganhou de 3 a 2; já para a copa do mundo, em 2014, as obras de encerramento dos outros estádios estão em ritmo de tartaruga e podem até não estarem prontos para a competição como é o caso da Arena Patanal, no Mato Grosso. Feita estas obras já se cogita jogos do Campeonato Brasileiro, o nosso Campeonato Nacional em algumas destas 'praças', como é o caso da Arena de Brasília, entre o Santos de Pelé e o Corinthians, justamente para que este 'elefante branco' não fique entregue às baratas, depois da Copa de 2014. Previsão da CBF é que este tipo de paliativo seja feito com outras arenas para que estes estádios não sirvam apenas de moradias para ratos, entregues às baratas. Todo este rodeio só para questionar o nosso velho Torquatão, quando será, aqui em São Miguel, quando será, que será gramado? Quando será que comportará uma competição? Por não ser tão portentoso a gente bem que poderia mudar de cor, para cinza. É apenas uma crítica construtiva.

quarta-feira, 20 de março de 2013

FUTSAL

FUTSAL

Ribeirão vence Rodolfo Fernandes 4x3 
na estreia da Copa em São Miguel

FOTO E TEXTO: BLOG DO RIBEIRÃO
     Em partida realizada na noite da última terça-feira (19/3) no Ginásio Poliesportivo de São Miguel a equipe do Ribeirão Futsal estreou com vitória na I Copa Regional Joca Ribeiro de Futsal ao vencer a fortíssima equipe de Rodolfo Fernandes pelo placar de 4 a 3. Na segunda rodada o Ribeirão enfrenta a equipe do Olé de Apodi em confronto a ser realizado nesta quinta-feira (21/3) as 20 hs.
     O Jogo: Contando com os reforços dos jogadores Wendel e Luciano que vieram do futsal cearense e do Patuense João Bandeira, a equipe do Ribeirão começou a partida tocando bem a bola e quando da posse da bola e aguardando o adversário em sua quadra de defesa quando este detinha a bola. Diante do grande equilíbrio entre as duas equipes, ambos os lados criaram poucas chances de gols nos momentos iniciais, contudo com o decorrer da partida o Ribeirão foi se soltando em quadra e após jogada de roubada de bola no meio da quadra o jogador Tico fez o passe para o artilheiro Wendel que em sua primeira oportunidade de gol tocou para o fundo das redes.
     Atrás no placar, a equipe de Rodolfo Fernandes passou a buscar o gol de empate em jogadas individuais e logo conseguiu o seu objetivo em lance de bola cruzada onde o goleiro Leonardo falhou. Com a igualdade as duas equipes voltaram a se equilibrar em quadra, mas o Ribeirão voltou à frente do placar em lance de lateral cobrado por João Bandeira que desviou no defensor e entrou. A frente do placar o Ribeirão subiu de rendimento e logo marcou o seu terceiro gol na partida com o jogador Tico desviando bola levantada na área por Luciano, definindo assim o placar final da primeira etapa.
     Segundo Tempo: Precisando de correr atrás do placar a equipe de Rodolfo Fernandes começou a segunda etapa impondo um forte ritmo ofensivo e criando muitas chances, porém foi o Ribeirão que voltou a marcar com o artilheiro Wendel que após roubada de bola no meio da quadra, avançou e bateu na saída do goleiro para marcar o seu segundo na partida e o quarto gol do alviverde de São Miguel.
     Com a grande desvantagem no placar o time visitante partiu com tudo para cima e conseguiu diminuir o placar. Novamente na base das jogadas individuais o time de Rodolfo Fernandes fez com que o Ribeirão estourasse rapidamente o limite de faltas e logo conseguisse um tiro livre direto a seu favor que foi convertido, diminuindo o placar para 4 a 3 e colocando fogo na partida, contudo apesar da pressão nos minutos finais do jogo o placar permaneceu inalterado e o Ribeirão conseguiu a sua primeira vitória e os três primeiros pontos na competição.
     O Ribeirão venceu Rodolfo Fernandes jogando com Leonardo, Tico, João Bandeira, Luciano e Wendel. Depois entraram: Renato, Nelson Neto, Huan, Matheus e Sidrack. Técnico: Igor Roberto.  Postado por São Miguel News

DENGUE

CARRO 'FUMACÊ' ESTÁ FAZENDO O TRABALHO DE PULVERIZAÇÃO DO VENENO QUE COMBATE O MOSQUITO DA DENGUE EM SÃO MIGUEL
VÍDEO:TRIBUNIVERSAL
ESTE VÍDEO FOI REGISTRADO NA TARDE DO DIA 20/3 
NA RUA MANOEL QUEIJO EM FRENTE O No 229

CARRO FUMACÊ PASSANDO EM FRENTE A CASA DE JÚNIOR DE 'SEU' WALFREDO

MATÉRIA VEICULADA PELO PORTAL DE notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn DIA 15/3

48 municípios do Rio Grande do Norte 
apresentam risco muito alto de dengue



Mapa da dengue mostra riscos da doença no RN (Foto: Sesap/Divulgação)     
Quarenta e oito municípios do Rio Grande do Norte apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado na sexta-feita (15) pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).
     Os 48 municípios com alto risco de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.
     Segundo o Mapa, outros 40 municípios apresentam risco alto de dengue e 37 estão com risco baixo para uma epidemia da doença. A soma dos três índices indica que, atualmente, 74% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte convivem com a possibilidade de uma epidemia de dengue.
    A finalidade do mapa é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde.
     O mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes), Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (Porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue), Índice de Infestação Predial de 2012, Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e Densidade Demográfica de 2012.
     “Estamos programando um cronograma de visitas de monitoramento nos municípios da Grande Natal, que são os que apresentam grande densidade populacional e maior risco de chuva, por estarem na região litorânea. Trabalhando com estes municípios o nosso objetivo é diminuir a sobrecarga na assistência dos hospitais”, explicou Stella Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap. Para o restante dos municípios a Sesap irá trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) para que façam um acompanhamento mais de perto com os municípios pertencentes à sua região, dando continuidade às atividades rotineiras de combate a dengue.

NOTÍCIAS DE SÃO MIGUEL


     A Prefeitura Municipal de São Miguel, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e em parceria com o Governo do Estado inicia nesta semana em todos os bairros da cidade, o trabalho de combate ao mosquito da dengue, através da aplicação de UBV pesado, popularmente conhecido como carro fumacê.
     A Secretaria Municipal de Saúde já fechou o cronograma de aplicações que ocorrerá até o próximo dia 08 de abril, com ciclos que abrangem toda a área urbana da cidade, sendo o trabalho realizado nos turnos matutino e vespertino.
     Para que a Secretaria de Estado da Saúde Pública libere o UBV pesado para os municípios, uma série de critérios tem de ser seguidos pelas prefeituras e somente após uma avaliação técnica realizada pelos profissionais da Secretaria Estadual é que o serviço é liberado.
     Durante o período em que os trabalhos estiverem ocorrendo o Governo Municipal irá fornecer a equipe técnica responsável pela aplicação do UBV todo o suporte básico, como a hospedagem, alimentação e abastecimento da máquina,
     A chegada do serviço é fruto de um trabalho articulado com o objetivo de combater o mosquito da dengue e a possível incidência de casos no município. O Secretário de Saúde Luís Pereira destaca que a iniciativa vai ajudar no trabalho de combate a Dengue em São Miguel, mas é importante que toda a comunidade também continue sendo um agente ativo para que o mosquito não se prolifere.
     Temos que nos manter vigilantes e cuidar das nossas casas, dos nossos reservatórios de água e de qualquer possibilidade de acumulo de água. 'Nossa conduta doméstica previne e ajuda nesta luta”, alerta o Secretário.

ANÚNCIO

VENDAS DE PASSAGENS
FÁBIO 
CELs.: (084) 9408-1185 
(084)9910-2385
'Compre sua passagem e faça uma viagem tranquila'
RUA MONSENHOR JOSÉ AIRES NETO, 897
SÃO MIGUEL-RIO GRANDE DO NORTE

EDITORIAL

EDITORIAL
Argumentação
Existem pessoas que buscam argumentos para justificar a não realização. Se fizermos uma comparação ‘Os meios justificam os fins’, com ‘Os fins justificam os meios’, de Nicolau Maquiavel, pensador absolutista, que em ‘O Príncipe’, seu livro mais famoso, mostrou para o mundo seus conhecimentos práticos sobre política quando se tornou secretário da Segunda chancelaria da república de Florença, na Itália, aos 29 anos de idade (nasceu em 469, morreu em 22/6/527), podemos afirmar que, tanto a primeira afirmação: ‘O meios justificam os fins’, quanto a Segunda, ‘Os fins justificam os meios’, respectivamente se coadunam no contexto dos chavões.  No caso, a primeira frase adapta-se muito bem na área publicitária, mais especificamente, na do vendedor bem-sucedido, rico, proprietário de mansões, carrões importados, fazendas, podendo fazer viagens pelo mundo a hora que bem entender e no segundo caso, ‘Os fins justificam os meios’ , Maquiavel defende a tese de que para o governante ser bem-sucedido, deve equilibrar a virtude e a fortuna afim de assegurar seus interesses políticos e o seu poder. Existem pessoas que buscam argumentos para justificar porque nasceu pobre; porque cresceu sofrendo o pão que o diabo amassa; porque não consegue conquistar seus objetivos; por chorar, murmurar e só lamentar; porque reclama de tudo; tem pessoas que justificam até o momento da morte. E a resposta a todas estas justificativas está na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus: Salomão. Ele disse: ‘Que proveito tira aquele que trabalha daquilo em que se afana? Eu observei a tarefa que Deus deu aos homens, tudo fez formoso, conheci que não há para eles coisa melhor que se alegrar e passar bem e sua vida e, também, que é dom de Deus que tudo coma e beba e goze do produto de todo o seu labor’. Ec. 3. 9-13. Argumento racional é o argumento justificável. 
A editoria

terça-feira, 19 de março de 2013

VIVIANE

ANIVERSARIO
VIVIANE

FOTO:JC

Quem apagou velinha hoje, dia 19 de março, foi a professora do Programa Brasil Alfabetizado, Viviane Freitas, casada com Zé Francisco. Ela é filha de Vilani Freitas, mora na rua Maria Leodona Pessoa Fernandes, centro de São Miguel. Desejamos os melhores parabéns já que em breve será, também, mamãe.

WALKEI

ENTREVISTA
WALKEI DIZ QUE GERAÇÃO DE EMPREGO É QUEM DESENVOLVE A REGIÃO
FOTO:JC
WALKEI PAULO  PESSOA FREITAS, 26 anos de idade, é o nosso entrevistado especial da semana (17 a 23/3/2013). Filho de Vicente de Paulo Freitas (já falecido) era conhecido por Galego de Chico Justino e de dona Antonia Vanjida Pessoa Freitas. Atualmente mora na rua que leva o nome do próprio pai, Vicente de Paulo Freitas, 363, em São Miguel, Estado do Rio grande do Norte. É funcionário público municipal, pregoeiro, na prefeitura municipal de São Miguel: formado em Serviço Social pela UNITINS-Universidade do Tocantins e faz Direito pela FACEP-Faculdade do Alto Oeste Evolução.
TRIBUNIVERSAL - Discutir as ideias econômicas dos municípios da Região, São Miguel, Coronel João Pessoa e Venha-Ver, no atual estágio de desenvolvimento econômico em que nos encontramos, isso se deve a que?
WALKEI - Isso se deve em primeiro lugar por causa das oportunidades; em segundo, as facilidades; antigamente tudo era muito difícil. A educação era difícil, o emprego, também; atualmente as pessoas têm condições financeiras e facilidades e tem, também, seus empregos. isso é o que facilita o desenvolvimento econômico da nossa Região. E a tendência é aperfeiçoar isso cada vez mais. O que também soma neste desenvolvimento econômico são as políticas da atualidade com maior índice de geração de emprego no setor privado e o público.
TRIBUNIVERSAL - Podemos dizer que vivemos uma verdadeira revolução econômica no que diz respeito a essa modernidade econômica com a  acessão de uma nova classe média em São Miguel, prova disso é, quando vemos a cidade vazia nos finais de semana, todo mundo nos balneários, se deslocando até o Sítio Jacó, para a Cachoeira, deixando suas residências, as donas de casas deixando suas cozinhas, ou seja tendo condições financeiras para usufruírem financeiramente deste momento de lazer. Como você vê este atual momento da nossa população?
WALKEI - Vejo com bons olhos. É uma situação ótima. Tudo isso é gerado pela questão comentada na primeira indagação. São Miguel é uma cidade que está crescendo vertiginosamente, tanto na área educacional quanto na física.
TRIBUNIVERSAL  - Walkei, o mercado financeiro em São Miguel, pede há muito tempo um centro comercial do tipo mini-shopping; um mini-shopping com pequenas lojas de confecções, praças de eventos, salas de telecines, praças de alimentação nos finais de semana, principalmente à noite. Um conglomerado de lojas variadas, enfim, a cidade cresceu, a Região cresceu, o que você acha disso?
WALKEI - Jair, qualquer investimento para trazer benefício para o município é glorioso, mas, existem muitos impecílios financeiros; seria uma boa, entretanto, dentro de uma expectativa futura, quem sabe?
TRIBUNIVERSAL  -  O Brasil passou pelo teste político com o advento Lula presidente do Brasil,  depois veio na sequência dessa conquista o nome Dilma Russef, a primeira mulher presidenta do Brasil pelo PT-Partido dos Trabalhadores a nível nacional dando sequência a este trabalho inovador e, em nosso município, com Dr. Galeno, ótima administração municipal, e agora com Dario Vieira, o que falta para melhorar nossa política Regional?
WALKEI - Com relação a Dr. Dario Vieira a gente pode dizer que ele já foi aprovado pelo povo. Porque ele vem de uma experiência vivida no passado como prefeito. Foram 8 anos que não se pode esquecer assim tão facilmente. Quando foi eleito, agora, provou mais uma vez essa popularidade. Mas, respondendo a sua pergunta, o que falta para melhorar nossa política regional? O que falta em si é o Governo Federal, o Estadual, olhar com carinho para a nossa Região. Quero aqui abrir um parêntese para citar os prefeitos Expedito do Venha-Ver; Pachica de Coronel João Pessoa e Dr. Dario Vieira de São Miguel, hoje, eles são uns vitoriosos; são organizados, responsáveis até nas dobradinhas políticas, com este estilo de trabalho obtiveram desenvolvimento gigantesco nas áreas carentes da sociedade e, acredito, mais ainda, nas propostas destes gestores.
TRIBUNIVERSAL  -  Walkei, nosso País, é por tradição um país católico, agora que o PAPA é argentino, a seleção daquele país não precisa mais ganhar a copa, já que tem um papa; quem precisa rezar muito somos nós brasileiros, já que os argentinos vão rezar para que os brasileiros não sejam campeões. O que você acha dessa guerra dos torcedores? Essa pergunta é só para descontrair a entrevista, não é para ficar soltando rojões por aí e matando torcedores!
WALKEI - Eu acompanhei pouco o processo da escolha do novo Papa, mas, nós vamos ganhar a Copa. Eles, os argentinos, têm o Papa, mas, nós, temos o futebol!
TRIBUNIVERSAL  - Uma das questões que não podemos deixar de falar neste momento é o problema da seca, um momento crítico que passamos no momento da nossa vida, na vida do agricultor, na vida de todos nós nordestinos e que na nossa Região beira o caos, e, principalmente quando vemos o quanto está difícil a manutenção dos nossos mananciais. O Açude do bonito está secando; a canalização que abastece a cidade é antiga e está ultrapassada; esta encanação foi feita para uma cidade de mil residências e hoje São Miguel tem mais de 4.000 residências, um sinal disso é cano de água estourando por todas as ruas da cidade, não resistem a forte pressão de água que vem da subestação do Sítio Bonito; outro  importante assunto em pauta e que não sai do papel é o ‘eterno’ açude Poço de Varas, que desde 1926 é falado e não vem solucionar o problema. Açude esse que poderia ser a solução para todos estes problemas da falta de água que hoje preocupa a Região.  Como você vê este problema?
WALKEI - Qualquer benfeitoria que seja feita para solucionar o problema é bem-vindo Falar sobre o açude Poço de Varas é desestimulante, porque é como uma bola de neve despencando de uma serra, o assunto passa do Governo Federal para o Governo Estadual e não sai do papel e, quem mais sofre com tudo isso é a população da Região, a gente apenas se contenta com a batalha dos prefeitos Expedito, Pachica e Dr. Dario, na busca por esta obra. 
TRIBUNIVERSAL - Você já conquistou seu objetivo de vida? Se não, qual? Tem alguma coisa em especial que gostaria de mencionar para a sua família, para os amigos? Fique à vontade.
WALKEI - Eu acredito que o nosso objetivo ele se renova de minuto em minuto. Acredito que enquanto o ser humano tiver vida o seu objetivo se renova a cada manhã.
TRIBUNIVERSAL - Com relação a dificuldades, acredito que, por mais que eu queira imaginar uma vida fácil no seu desenvolvimento educacional; na sua formação como pessoa, gostaria de ouvir da sua própria boca quais foram estas dificuldades?
WALKEI - Todo mundo tem dificuldades na vida, mas, com esforço, confiança, muita determinação, gostar do que faz, sem isso a gente não chegaria a lugar algum.
TRIBUNIVERSAL - Como você se tornou pregoeiro? O que foi preciso fazer em termos de habilitação técnica?
WALKEI - Tudo começou em 2006, na gestão do ex-prefeito Dr. Galeno Torquato; foi ele quem me convidou e aceitei este convite, especial, de confiança. Veio a fase do aprimoramento para adquirir habilidade no cargo, fiz, em torno de 27 cursos, no qual destaco três: ‘Execução Orçamentária’, realizado pelo TCE-Tribunal de Contas do Estado; ‘De Olho Vivo no Dinheiro Público’ , pela CGU-Controladoria Geral da União e o ‘Curso de Aperfeiçoamento de Pregoeiro’, em Foz do Iguaçu, durante o Congresso Brasileiro de Pregoeiros.
TRIBUNIVERSAL - Até mesmo por questão de utilidade pública, de informação, já que a maioria da população não sabe o que é pregoeiro e, como é feita uma licitação pública, explique para a gente?
WALKEI - Licitação é um processo de compras da administração pública que tem como intuito adquirir a proposta mais vantajosa para o município. E, pregoeiro é, para mim, uma função muito indispensável na administração pública, por ser o profissional responsável pelos processos licitatórios, trazendo para o município benfeitorias, como: a contratação do serviço qualificado e a compra dos serviços com qualidade, sempre buscando a melhor vantajosidade, com menor preço, gerando economicidade para os cofres da administração pública. Resumo como ponto inicial para execução orçamental em boa parte.
TRIBUNIVERSAL - Nestes 7 anos, como pregoeiro, quais foram as suas maiores oportunidades atuando nesta área?
WALKEI - Todas as oportunidades que tive foram importantes. Nesses 7 anos, tive oportunidades de realizar licitação junto ao DNOCS-Departamento Nacional de Obras Contra as Secas pela prefeitura de Dr. Severiano; já atuei num período de 3 anos no município do Venha-Ver; já realizei licitação na Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Pessoa e nas prefeituras de Coronel e São Miguel. Atualmente, estamos em fase de aquisição de um veículo 0 km para a Câmara Municipal de São Miguel. Então, as oportunidades eu as sintetizo da seguinte forma, todas são importantes e tem o seu significado individual, dentro de sua própria importância.
TRIBUNIVERSAL - Como você vê o atual momento dos prefeitos Expedito Salviano do Venha-Ver; Pachica de Coronel João Pessoa e Dr. Dario Vieira de São Miguel?
WALKEI - Eu vejo eles com uma efetiva preocupação pelo zelo do dinheiro público; ao mesmo tempo sinto que eles não medem esforços para conseguir seus objetivos.
TRIBUNIVERSAL - O que dizer do nosso trabalho?
WALKEI - Esse seu trabalho é de grande importância no município e na Região; tem por objetivo levar a notícia a quem não tem acesso, precisa ser melhor valorizado.
TRIBUNIVERSAL - Qual a obra física que precisa ser feita na Região?
WALKEI - O açude Poço de Varas.
TRIBUNIVERSAL - Agradecimento?
WALKEI - Sim, sempre temos a quem agradecer. Em primeiro lugar a Deus, depois à família, aos companheiros de trabalho e, por fim, àqueles que abriram as portas me oferecendo oportunidades.

CHOVEU

CHUVA EM SÃO MIGUEL FOI DE 12,9 mm

FOTO:JC - Clicada hoje cedo (19/3) na Rua Manoel Queijo, 
Núcleo Maria Manuela
     Postado por São Miguel News - Boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) indica que nas ultimas 24 horas ocorreram precipitações em pelo menos 46 municípios do Estado. De acordo com o boletim as maiores precipitações foram registradas nos municípios de Serrinha dos Pintos onde choveu 80 mm, Martins onde choveu 75 mm e Tenente Ananias onde choveu 70 mm. Conforme o boletim em São Miguel a precipitação foi de 12,9 mm.

MAPA DEMONSTRATIVO DAS PRECIPITAÇÕES 
PLUVIOMÁTRICAS NO ESTADO DIAS 18e19/3
     Informações repassadas pelo 7º Batalhão da Polícia Militar do RN indica a ocorrência de chuvas na ordem de 105 mm em Antônio Martins, 84 mm em Patu e 75 mm em João Dias. Veja abaixo os índices de chuvas na Região Oeste do RN segundo a EMPARN: Alexandria – 52 mm; Patu – 50 mm; Francisco Dantas - 46,8 mm; Luís Gomes – 40 mm; Umarizal – 40 mm; Major Sales - 38,5 mm; São Francisco Do Oeste – 38 mm; Pilões – 35 mm; Agua Nova – 33 mm; Riacho Da Cruz - 26,3 mm; Venha Ver – 25 mm; Viçosa - 23,1 mm; Coronel João Pessoa – 23 mm; José Da Penha – 20 mm; Pau Dos Ferros – 18 mm; Encanto – 15 mm; Tabuleiro Grande – 8 mm; Janduís – 5 mm e Rodolfo Fernandes - 1,7 mm. 

DILMA


MARKETING ELEITORAL LEVA DILMA AO PAPA


depois de dizer não, presidente viu que perderia ótima chance de aparecer bem na mídia
TEXTO DE: FERNANDO RODRIGUES

No sábado (16.mar.2013), a presidente Dilma Rousseff trocou 3 ministros para assegurar uma aliança sólida na sua campanha pela reeleição em 2014. Nesta semana, a petista foi a Roma para ver o papa Francisco e também atender a uma lógica do marketing eleitoral. Num primeiro momento, Dilma Rousseff rejeitou a ideia de viajar a Roma para cumprimentar o novo papa. Depois, mudou de ideia. Por quê?
Simples. Marketing eleitoral puro. A petista mais perderia do que ganharia se ficasse no Brasil.
Eis 4 argumentos esgrimidos pelos assessores presidenciais para fazer Dilma mudar de ideia:
1) Eleitorado católico – o Brasil tem a maior população católica do mundo. Católicos, são, por óbvio, também eleitores. Em 2010, na campanha eleitoral, ficou um ruído entre a petista e os eleitores religiosos. Avistar-se com o papa seria uma forma de diluir essa impressão deixada há dois anos;2) Papa simpático – apesar das suspeitas sobre sua atuação tímida ou omissa durante a ditadura na Argentina, o fato é que o cardeal Jorge Mario Bergoglio (o papa Francisco) apareceu de maneira muito positiva na mídia para o seu público, os católicos: sempre sorridente, tem uma estampa mais simpática que a do antecessor, o alemão Joseph Ratzinger (Bento 16). Como se não bastasse, atribuiu a um colega brasileiro a influência pela escolha do nome Francisco;3) Photo-op de graça e mídia espontânea – não ir a Roma e perder a chance de uma “photo-op” ao lado do papa Francisco seria um erro de marketing. Afinal, hoje (17.mar.2013) e amanhã (18.mar.2013) a presidente Dilma Rousseff vai ganhar o que se chama de “mídia espontânea positiva”, a melhor de todas –e muito desejada pelos publicitários. Mais vale aparecer compungida ao lado do papa no “Jornal Nacional”, da TV Globo, do que dezenas de comerciais sobre o fim da miséria;4) Agenda nova – depois de aderir “con gusto” à fisiologia trocando ministros no último sábado (16.mar.2013), Dilma força uma mudança de agenda na sua cobertura. Para melhorar a situação, seus principais adversários estarão no Brasil falando mal da gestão de seu governo e ela estará ao lado do papa tirando fotos. Uma vantagem comparativa que a presidente da República, muito focada em sua reeleição, não poderia jogar pela janela.
Em resumo, o marketing ditou a agenda da presidente nessa sua ida ao Vaticano para cumprimentar o papa. Nada mais.

SAO JOSÉ


Previsão para dia de São José é de chuvas em São Miguel/RN
ARTE E TEXTO EM PARTE: CLIMATEMPO DE 19/03/2013
Áreas de instabilidade se formam sobre o Nordeste. O MA, PI, RN, CE e o litoral da BA têm sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pode chover com moderada a forte intensidade. Nas outras áreas da Região sol forte e pancadas de chuva à tarde. (Esta chovendo neste exato momento na Região da Serra do Camará, na Tromba do Elefante, Região de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte)
A Funceme diz que, apesar da crença de que se chover em 19 de março, o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico, não há relação entre as precipitações nesta data e a qualidade da estação chuvosa.
A previsão metereológica para o Ceará nesta terça-feira, 19, dia de São José, é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade.
Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações serão causadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado e tende a se manter atuando nos próximos três dias.

E o que diz a crença popular SOBRE CHOVER NO DIA DE SÃO JOSÉ?

FOTO: WIKIPÉDIA
SÃO JOSÉ

José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso, e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa. Na Páscoa desse ano, "o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem", os quais "passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos" e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa "assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas". "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados" e Maria, sua mãe, diz-lhe: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura", sendo essa sua última referência a José estando vivo.

TEXTO DO BLOG CHEIO DA SERRA POR RAIMUNDO FELIX

A ciência é irredutível diante da crença. A realidade dos estudos meteorológicos destaca a distância entre as duas coisas. "Se chover no dia 19 não há correlação com inverno. Não indica que as coisas vão mudar. Por enquanto o que se tem é essa realidade, com base em estudos", diz Cláudia, ao destacar o respeito da instituição, mesmo com essa perspectiva, ao agricultor cearense.
As mudanças climáticas, conforme o agricultor José Roberto Ferreira, do distrito de Arajara, em Barbalha, têm sido uma forma de também abalar um pouco a fé do agricultor por bons tempos de chuva. Para ele, hoje é muito difícil perceber sinais de inverno, por conta dessas oscilações. "A gente fica um pouco desacreditado", mas acrescenta que o importante mesmo é se apegar a fé. "É o que nos resta nesse momento", completa.

CHUVAS

Previsão para dia de São José é de chuvas em São Miguel/RN
ARTE E TEXTO EM PARTE: CLIMATEMPO DE 19/03/2013
Áreas de instabilidade se formam sobre o Nordeste. O MA, PI, RN, CE e o litoral da BA têm sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pode chover com moderada a forte intensidade. Nas outras áreas da Região sol forte e pancadas de chuva à tarde. (Esta chovendo neste exato momento na Região da Serra do Camará, na Tromba do Elefante, Região de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte)
A Funceme diz que, apesar da crença de que se chover em 19 de março, o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico, não há relação entre as precipitações nesta data e a qualidade da estação chuvosa.
A previsão metereológica para o Ceará nesta terça-feira, 19, dia de São José, é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade.
Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações serão causadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado e tende a se manter atuando nos próximos três dias.

E o que diz a crença popular SOBRE CHOVER NO DIA DE SÃO JOSÉ?

FOTO: WIKIPÉDIA
SÃO JOSÉ

José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso, e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa. Na Páscoa desse ano, "o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem", os quais "passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos" e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa "assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas". "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados" e Maria, sua mãe, diz-lhe: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura", sendo essa sua última referência a José estando vivo.

TEXTO DO BLOG CHEIO DA SERRA POR RAIMUNDO FELIX

A ciência é irredutível diante da crença. A realidade dos estudos meteorológicos destaca a distância entre as duas coisas. "Se chover no dia 19 não há correlação com inverno. Não indica que as coisas vão mudar. Por enquanto o que se tem é essa realidade, com base em estudos", diz Cláudia, ao destacar o respeito da instituição, mesmo com essa perspectiva, ao agricultor cearense.
As mudanças climáticas, conforme o agricultor José Roberto Ferreira, do distrito de Arajara, em Barbalha, têm sido uma forma de também abalar um pouco a fé do agricultor por bons tempos de chuva. Para ele, hoje é muito difícil perceber sinais de inverno, por conta dessas oscilações. "A gente fica um pouco desacreditado", mas acrescenta que o importante mesmo é se apegar a fé. "É o que nos resta nesse momento", completa.

PREGO

UTILIDADE PÚBLICA E HOMENAGEM
HOJE É O DIA DO CARPINTEIRO 
e MARCENEIRO

     Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
     Diz-se que há uma grande diferença entre Carpinteiro e Marceneiro, sendo este último o profissional que trabalha a madeira com mais arte, com cuidados mais refinados, produzindo objetos que exigem maior aformoseamento. O Carpinteiro é um profissional indispensável na construção civil, sendo ele o responsável pela construção de fôrmas de madeira para enchimento de concreto, ou trabalhos de estrutura de telhados, ou esquadrias de portas e janelas, quando de madeira. A palavra carpintaria é originária do latim carpentarius, que seria o construtor de carros, daí significando o trabalho de madeira mais bruto, ou mais pesado.
     Já o Marceneiro, em geral, não trabalha nas obras de construção civil, cuidando mais dos complementos em móveis, tais como a construção de armários, estantes, mesas, camas etc
Segundo o Ministério do Trabalho, o marceneiro entra em contato freqüentemente com produtos tóxicos e ruídos intenso, o que pode ser prejudicial à sua saúde.
     Mas não são somente o ruído e os produtos que podem prejudicar a saúde deste profissional. Como trabalham sob encomenda, muitas vezes, a pressão de entregar o produto na data marcada faz com que o carpinteiro trabalhe em situação de estresse. Além disso, a alta temperatura a que é submetido durante o processo de modelação da madeira também pode lhe fazer mal. Para se proteger dos riscos a que está exposto, o carpinteiro e o marceneiro deve utilizar equipamento de proteção individual, que no seu caso seriam luvas, tampão de orelhas e, em alguns casos, óculos para se proteger de luz intensa.
     Na luta para melhorar as condições de vida em seu meio ambiente, o homem adotou diversas espécies de habilitação, valendo-se dos materiais disponíveis e de acordo com as condições de sua região, cada grupo social, formou seu tipo de moradia. Sua única função é dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais. Os carpinteiros criaram habitações mais ou menos padronizada