ENTREVISTA

EXCLUSIVO
JOSÉ GERALDO, MAIS CONHECIDO POR ZÉ LIMÃO, 2 MANDATOS COMO VEREADOR EM SÃO MIGUEL É O NOSSO ENTREVISTADO ESPECIAL ESTA SEMANA
FOTO:JACORDEIRO
Sentado em uma cadeira de rodas disse: 
‘Essa daqui eu vou amansar por causa de uma hérnia de disco’, falou brincando.
JOSÉ GERALDO, 73 anos de idade, nasceu no Sítio São Sivirino, município de Pereiro, Estado do Ceará, em 6.3.1939, apesar de que nos documentos, para acrescer a idade e poder aumentar a idade eles estão de 1935. Isso era uma praxe daquela época para facilitar a vida de quem queria viajar para São Paulo a procura de trabalho, o tradicional êxodo rural. É filho de Raimundo Geraldo e Dona Maria Ursulina da  Conceição, conhecida por Maria Limão. Indagado pela reportagem do TRIBUNIVERSAL, ele foi enfático ao afirmar que ‘Limão’’ é de descendência, ‘vem do meu bisavô, Preto Limão’, que ele não conheceu. Disse, também que a família tem procedência da Serra de Martins e do município de Patu. Família de 22 irmãos que 12 conseguiram sobreviver. Veio para São Miguel em 1959. Se casou com dona Maria do Socorro, do qual teve 18 filhos e criou-se 12. Atualmente mora na rua Antonio Cipriano, 12, próximo ao cemitério antigo da cidade e apesar das 30 profissões que têm, conseguiu se especializar mesmo foi como ferreiro.
TRIBUNIVERSAL - QUEM É ZÉ LIMÃO? 
ZÉ LIMÃO - Não sou muito de falar de mim mesmo, entretanto, me sinto uma pessoa comum como outra qualquer, apesar de que quando vejo uma pessoa carente me sinto na obrigação de ajudar não sei se isso vem do sangue, de berço, ou se foi por causa do muito sofrimento que passei quando ainda jovem para conquistar o que hoje tenho; ou se foi aprendendo na política com os dois mandatos como vereador, apesar que naquela época perdi tudo que tinha. Sou um homem caridoso, um exemplo disso aconteceu um dia quando saia do hospital vi uma senhora sendo carregada e sem saber, lhe dei uma cadeira de rodas, até hoje nem sei quem é ela e sempre que posso ajudo. Outra coisa que não gosto é de reclamar da vida, porque o que Deus me deu eu já estou agradecido com ele. Este é Zé Limão.
TRIBUNIVERSAL - OBJETIVO DE VIDA, JÁ CONQUISTOU?
ZÉ LIMÃO - Conquistei, sofri muito, demais! nasci numa época que não existia praticamente nada, só o serviço da roça; tudo era difícil; num tempo que a mulher para ganham neném era em cima de uma cama de varas, por causa das dificuldades daquele tempo e onde eu consegui chegar, criar os meus 12 filhos, considero como objetivo de vida conquistado. A vida da gente é um botão de barro, os bens materiais são conquistas da luta do dia a dia.
TRIBUNIVERSAL - E AS DIFICULDADES?
ZÉ LIMÃO - Quando eu comecei a trabalhar só tinha uma marreta, um bolão de ferro, uma talhadeira, não tinha esmeril, não tinha policorte, não tinha lima, batia foice e afiava numa pedra; aprendi tudo por conta própria - um autodidata - se fosse preciso ter diploma para poder exercer a profissão, como muitos profissionais que têm que ter por aí eu estaria perdido. Isso, no Sítio Tiambaúba, quando casei, com muita dificuldades, porque a minha freguesia eram os agricultores da Região, muito poucos, se diga de passagem, com alavancas, picaretas, chibancas, foices, roçadeiras e enxadas. Vim para São Miguel em 61, vivia de aluguel, numa casa de Pedro Amâncio, hoje ao lado da casa de Aloízio da oficina. Larguei a agricultura para viver só de ferreiro. Mas, com honestidade, respeito ao freguês, muito suor, fui a cada dia superando as dificuldades e hoje, com 52 anos de trabalho como ferreiro, me sinto realizado. É bom lembrar que depois de 6 anos já em São Miguel, consegui comprar o local onde me estabeleci até os dias de hoje, graças a Deus.
TRIBUNIVERSAL - VAMOS MUDAR UM POUCO O FOCO DA NOSSA ENTREVISTA PARA FALAR DAS MANIFESTAÇÕES QUE ACONTECERAM PELO PAÍS, O QUE O EX-VEREADOR ACHOU?
ZÉ LIMÃO - Uma baderna. Nós precisamos de algumas manifestações, isso é verdade, mas com muita conscientização por parte da população, de maneira ordeira, educada, respeitosa, principalmente com as nossas autoridades, pois com agressividade a gente não vai a lugar algum; e ameaçados, como foi o que vimos, com vandalismo, com atos de banditismo, pessoas sem responsabilidades democráticas, não vamos chegar a lugar algum; houve verdadeiros enfrentamentos entre manifestantes e polícia, entre governantes; eu acho que se deve deixar as autoridades trabalharem, aqueles que não querem obedecer as Leis, falo dos nossos governantes, que se botem outros, porque nós estamos precisando é de paz.
TRIBUNIVERSAL - NA POLÍTICA FOI VEREADOR POR 2 MANDATOS, O QUE TEM A DIZER, PORQUE NÃO CONTINUOU, QUAL A LIÇÃO QUE TIROU DOS 10 ANOS QUE VIVEU COMO LEGISLADOR NA CIDADE DE SÃO MIGUEL?
ZÉ LIMÃO - Depois que me envolvi em política acabei com tudo que eu tinha, a única coisa que ganhei de bom foram as amizades conquistadas. Fui vereador 2 mandatos, um de seis anos e outro de quatro anos, iniciei na gestão de Sebastião de Hesíquio, a quem agradeço até hoje, pela amizade. A minha luta como político foi para o povo, ainda vivo para o povo, mesmo não sendo político, tem meus fregueses, têm meus amigos, ainda continuo fazendo, levando enfermos para o hospital, independente de sigla partidária, ou ser vereador, isso me conforta, saber que estou sendo útil de alguma forma nesta vida.
TRIBUNIVERSAL - E DR. DARIO VIEIRA, ESTE POUCO TEMPO EM SEU TERCEIRO MANDATO, COMO O TEM SE COMPORTADO A FRENTE DA PREFEITURA?
ZÉ LIMÃO - A administração dele é muito boa! Foi prefeito 2 vezes. Bom demais, ninguém pode reclamar; Tá no seu terceiro mandato, trabalhando muito. Prefeito do povo, manso. Isso é o que mais nós precisamos em nossa cidade! Adoro a administração dele porque não se aperreia com nada e resolve  todos os problemas da cidade.
TRIBUNIVERSAL - NÓS ESTAMOS NUM PROCESSO NATURAL DE DESENVOLVIMENTO; DE CRESCIMENTO; SÃO MIGUEL É UMA CIDADE QUE CRESCE VERTIGINOSAMENTE EM DIREÇÃO AO FUTURO, QUAL A OBRA QUE ESTÁ FALTANDO PARA COLABORAR COM ESSE PROGRESSO?
ZÉ LIMÃO - A principal da nossa cidade que tem que melhorar é a saúde. Mas, eu me conforto, nessa situação, porque não é só em São Miguel que está difícil, é o Brasil todo que reclama. Eu continuo dizendo que não tem homem nascido de mulher que normalize a situação da saúde desse País. A saúde está tão defasada no País todo, não é só na nossa cidade, tem  outros municípios mais pior que aqui em São Miguel; eles falam da nossa cidade, mas quem conhece, quem anda, vê tudo; quem duvidar disso vá para Natal, vá para Fortaleza, vá para São paulo e veja a real situação da saúde, dos hospitais, é triste, vê um velhinho passar 5, 6 dias para conseguir uma consulta; alguém culpa a presidenta e eu sou diferente; eu culpo seus administradores. Há 7 anos atrás eu vi Luís Inácio Lula da Silva, o LULA, dizer que liberou 395 bilhões para a saúde do Brasil. E, esse dinheiro, onde está, que não chegou nos hospitais do nosso País?
TRIBUNIVERSAL - E A BARRAGEM POÇO DE VARAS? SEM QUERER CRIAR UM CLIMA DE COMICIDADE EM VOLTA DO ASSUNTO QUE ESTÁ CHEGANDO AO SEU CENTENÁRIO DE ESTUDOS E SOLICITAÇÕES PARA SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, QUE BENEFICIARIA OS MUNICÍPIOS DE VENHA-VER, CORONEL E SÃO MIGUEL, O QUE ZÉ LIMÃO PODE FALAR SOBRE ESTA OBRA?
ZÉ LIMÃO - Eu acredito, pelo que vejo que a Barragem Poço de Varas, no papel já está feita. Foram tanto dinheiro já liberado para essa barragem, mas nunca sai. Essa barragem é do interesse do povo; seria uma garantia que nós teríamos. Passamos um sufoco com a expectativa da seca este ano, pensando que iria chorar lágrimas de dor, mas Jesus Cristo ouviu o clamor do povo e enviou chuvas e sanou a nossa situação, graças a Deus, este ano não precisamos desta ‘bendita’ barragem, mas imploramos aos poderes que olhem para essa nação, para este povo de São Miguel e faça a barragem.
TRIBUNIVERSAL - E UM JORNAL, QUAL A SERVENTIA QUE TERIA UM JORNAL PARA A CIDADE DE SÃO MIGUEL?
ZÉ LIMÃO - Um jornal na cidade seria muito bom! Porque divulgaria as coisas boas e a ruins. É o que mais precisamos.
TRIBUNIVERSAL - FALTA PERGUNTAR ALGUMA COISA?
ZÉ LIMÃO - Pedir aos chefes políticos que abram mão e olhem cada vez mais para as nossas cidades da Região.
TRIBUNIVERSAL - CHEGOU A HORA DOS AGRADECIMENTOS:

ZÉ LIMÃO - Primeiro a Deus; segundo a minha família; terceiro aos amigos bons que conseguimos conquistar, pra mim eu considero todo mundo do mesmo tamanho, não tenho ninguém em especial que o outro, estou sempre do lado de todos.



‘SEU’ LUIZINHO E A SUA HISTÓRIA
Desde 1983 que trabalha, obrigação que teve por força maior, devido o pai adoeçer quando tinha apenas 8 anos de idade
FOTO:CEDIDA
‘Seu’ Luizinho ao lado do senador José Agripino Maia
DE; JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 29.07.2013 0 19:46
     LUÍS NAILTON DA SILVA, 40 anos de idade, casado com dona Luzia, 3 filhos, Moisés, Daniel e a pequena Taís Ducarmo, com apenas1 mês de existência, residente na rua Manoel José de Carvalho, 482, Alto Santa Tereza, em São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte, é o nosso entrevistado especial da Semana. É funcionário público municipal lotado na secretaria de obras. ‘Aos 8 anos de idade meu pai adoeceu e eu começei a trabalhar, quebrando pedra, uma obrigação por ser o filho mais velho da família’, inicia a entrevista realizada em sua residência. Filho de Miguel Vicente da Silva, o saudoso Miguel Pretinho, funcionário público municipal e dona Maria Amélia da Silva, ‘seu’ Luizinho, como é mais conhecido, disse que seu pai teve duas famílias, na primeira 7 e na Segunda 4, totalizando ao todo 11 irmãos. 
     Segundo ele no início as dificuldades eram enormes, entretanto, com muita dedicação e persistência, juntava as pedras para desmanchar em concreto e vendia as latas, ‘como o comércio ainda não era tão dinâmico como é hoje, o comércio era feito no local, na rua Manoel José de Carvalho, na casa de meu pai’, lembra. Para completar a renda da casa dona Maria Amélia, a mãe, fazia bolo, cocada, rosquinha e ele saia na rua para vender. Indagado sobre as dificuldades de sair vendendo na rua ele foi enfático: ‘a gente encontrava pessoas que não queria pagar, se aproveitavam da pessoa porque ainda é pequeno’.
     Por algum tempo morou em Salvador por causa da mãe que se mudou para a primeira capital do País. Com 17 anos de muita dedicação trabalhando pela Prefeitura municipal de São Miguel como cauceiteiro, ou seja, profissional responsável por fazer as ruas de paralelepípedos, ‘seu’ Luizinho, começou na gestão do prefeito Sebastião de Hezíquio, e tem como principal objetivo de vida deixar seus filhos formados. Lembra que todo família comum tem dificuldades financeiras no que diz respeito à manutenção de seus lares, e a dele não foge a esta realidade, mesmo assim diz; ‘Eu acho bom o que eu faço’. 
     Lembra ainda que por 5 anos trabalhou como vigia na Escola Pe. Cosme e fala que a administração de Dr. Dario Vieira de Almeida pra ele está sendo boa: ‘Tenho uma boa amizade com ele, não imagino de outra forma, aos poucos ele vai dando uma cara para o município, ou seja, cada prefeito tem seu jeito de conduzir a Prefeitura, e ele, por ser um homem popular, tem facilidade de conduzir o executivo’. Lembra, também, que: ‘São Miguel devia ter uma universidade, porque só assim não precisaria deslocar os nossos filhos para Natal, Fortaleza, onde a gente vai gastar muito mais; se nós tivéssemos uma universidade na cidade nos sentiríamos menos preocupado, no caso deles estarem longe, em tudo fica mais difícil, até sentimentalmente. Esta é uma obra importantíssima para São Miguel’, completa.
     Falando sobre o Alto Santa Tereza, local onde nasceu e reside atualmente, ‘seu’ Luizinho disse que conheceu o Alto quando ainda existiam casas de taipa; lembra que a primeira residência do pai, foi a casa onde mora Ana Paula, funcionária da secretaria de Educação do município, na subida do Alto;’naquela época existia uma discriminação grande com os moradores do local porque achavam que o povo era perigoso, hoje, não existe mais, tanto evoluiu físico como socialmente’, esclareceu. Disse que a maior parte dos terrenos do Alto era da Igreja que foi doado para o povo pelo Pe. Tertuliano Fernandes.

     Indagado pelo TRIBUNIVERSAL sobre uma questão, ora esquecida por causa do inverno, a Barragem Poço de Varas, disse: ‘Devido o ótimo inverno, o povo esqueceu a barragem, mas por estar às portas de uma campanha política a expectativa é que saia’. Com relação a maneira como é trabalhado a divulgação na cidade ele disse ‘a imprensa serve para deixar a cidade informada e é muito bom, melhor seria se tivesse um jornal’. Finaliza agradecendo a Deus, à família, em especial a esposa por estar sempre do seu lado, nas horas tanto as fáceis quanto as difíceis e aos amigos’. 


TRIBUNIVERSAL


EXCLUSIVO
SANDRA FLOR DISSE QUE EDUCAÇÃO É O CAMINHO NATURAL PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-CULTURAL DA 
POPULAÇÃO MICAELENSE
FOTO:ARQUIVO DA CÂMARA
Presidenta da Câmara Municipal de São Miguel, Sandra Flor (PSC)
     Numa entrevista realmente interessante, exclusivíssima, com muita coragem, capacidade e principalmente sem medo, principalmente por estar no centro de um momento político nervoso, na Câmara Municipal do município de São Miguel, a atual presidenta, SANDRA REGINA DA SILVA OLIVEIRA, vereadora (PSC) e professora, 38 anos, casada com Hélio Flor, 3 filhos, Andressa, Ana Maria e Anderson, residente na rua Dr. José Torquato é a nossa personalidade da semana do blogguer TRIBUNIVERSAL. Filha de Raimundo Leite da Silva, ex-vereador, era conhecido por Raimundo de Doca Pedro e dona Maria Lourenço da Silva, Sandra Flor, como é mais conhecida, na verdade é paulista, nascida em São Bernardo do Campo, interior do Estado, e veio para São Miguel ‘bebêzinha’, com seis meses de vida. Numa família de 3 irmãos ela é a Segunda filha. Formada em Pedagogia pela UFRN-Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte em Licenciatura Plena; está cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FALC-Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, na Gilney de Souza; está cursando mestrado em psicanálise da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas em Natal; é professora da rede municipal de ensino há 15 anos, efetivada, leciona na Escola Municipal Maria Aldelina Barbosa, 3º ano do Ensino Fundamental. ‘Iniciei sendo professora no Sítio Timbaúba, com muito labor tinha que ir no carro da linha, devido a estrada de terra e a muita poeira chegava em casa com as sobrancelhas amareladas’, lembra a presidenta. A entrevista foi realizada na residência da vereadora.
TRIBUNIVERSAL - Vereadora Sandra Flor é nosso o prazer em entrevistá-la! Vamos iniciar perguntando o que a população micaelense em boa parte já sabe, mas, como o blogguer tem visitadores nos ‘states’, na Alemanha e em vários países latinos, também em outros Estados da Nação a nossa primeira indagação é bem simples: Quem é a mulher, a dona de casa, a professora, a vereadora, a presidenta da Câmara de Vereadores do Município de São Miguel, Sandra Flor?
SANDRA FLOR - Sou uma pessoa simples, filha de agricultores, uma mulher dedicada, amo a minha família, é a minha inspiração; gosto de viver, sou uma companheira atuante, uma mãe presente, sempre gostei das causas sociais; lutar pelo bem, sempre gostei de ajudar as pessoas. Por vir de uma família de pais políticos, meu pai foi vereador, meu marido também, 2 mandatos, pra mim foi natural me enveredar por este caminho, por esta porta, a política já corria no sangue. Esta é Sandra Flor.
TRIBUNIVERSAL - Já conquistou seu objetivo? Se não? Qual?
SANDRA FLOR - Meu objetivo pessoal é educar os meus filhos. Já com relação ao objetivo político é trabalhar mais e mais em prol do desenvolvimento do povo da nossa cidade, do nosso município, principalmente na área educacional, porque eu acho que a educação é o caminho mais fácil e rápido para o desenvolvimento cultural do ser humano; na área da saúde trabalhar em prol do povo, até porque é um direito constitucional de todo cidadão, não podemos ver mais os nossos conterrâneos sofrendo humilhações na hora que procuram atendimento nas repartições públicas; na segurança, sabemos que esta área compete ao Estado, entretanto, nós, representantes do povo na Câmara, precisamos estar alertas como representantes, abraçar esta causa, como a questão da educação do trânsito, uma vez que presenciamos diariamente menores infringindo as leis de trânsito, tanto conduzindo motos sem carteiras, embriagados e o pior, causando acidentes até fatais, tirando a vida de cidadãos de bem da nossa população. É preciso dar uma basta para este problema em nosso município.
TRIBUNIVERSAL - Qual a expectativa da vereadora para o mandado do prefeito Dario Vieira?
SANDRA FLOR - A minha expectativa é que a boa vontade de Dario, até por uma questão de já ter sido prefeito 2 mandados, embora diante das dificuldades atuais, que está enfrentando, acredito na sua competência e capacidade para junto com o seu grupo poder solucionar as questões atuais e assim fazer uma administração voltada para o desenvolvimento de São Miguel.
TRIBUNIVERSAL - É mais do que natural todo político ter pretensões, quais as da vereadora Sandra Flor?
SANDRA FLOR - Todo político tem pretensões de crescer politicamente, embora neste exato momento estou me sentido realizada em conduzir os trabalhos legislativos da Câmara Municipal, o Palácio João Pessoa de Amorim. Foram apenas duas mulheres que conquistaram este espaço, a primeira foi a vereadora Fátima de Toinho e agora a minha pessoa, me sinto honrada e por isso, envaidecida.
TRIBUNIVERSAL - QUAL A OBRA QUE FALTA SER FEITA EM SÃO MIGUEL QUE VENHA AJUDAR A POPULAÇÃO?
SANDRA FLOR - Uma universidade profissionalizante para os nossos jovens; mas prioridade mesmo é a barragem poço de varas. Se a governadora Rosalba Ciarline tiver boa vontade e sensibilidade com os apelos encaminhados, acredito que tempo suficiente para fazer a obra ela tem. Vimos o empenho e a preocupação do prefeito Dr. Dario, buscando meios junto às autoridades competentes, vimos o empresário Pedro de João Rufino, neste mesmo sentido, onde aconteceu em 30 de março o SOS SECA idealizado pela vereadora Adalcina, como também a minha iniciativa ao entregar ofício solicitando a construção da barragem para o atual presidente da Câmara Federal Henrique Eduardo Alves, portanto, acredito muito que a obra da barragem é uma realidade que se aproxima, de fato.
TRIBUNIVERSAL - E as dificuldades do cargo de presidente da casa legisladora?
SANDRA FLOR - Não vejo como dificuldade, vejo como responsabilidade; como a gente tem que seguir Leis, agindo dentro das Leis, não podemos dizer que existem dificuldades. A gente agindo assim não tem como se preocupar com as intempéries. Num contexto geral, de organização, a vida de dona de casa, de professora, de vereadora, de esposa, é uma questão de organizar o tempo, a gente vai administrando e dá pra coordenar tudo com bastante jeito. Uma ajuda nesta questão é o Portal de Transparência que oferece a todo cidadão acesso livre a todos os atos acontecidos na Câmara, a partir de hoje dia 27 de maio. É importante salientar que é projeto nosso a mudança de horário das sessões da casa para sete da noite possibilitando que a o cidadão micaelense possa assistir as sessões da Câmara de Vereadores.
TRIBUNIVERSAL - A quem a sra. faz agradecimentos?

SANDRA FLOR - À Deus, à família, a Pedro do Santa Clara, a Katson de Raimundo de Arminda pelo apoio firme que em todas as batalhas ao qual enfrentei na vida pública eles estiveram juntos comigo, também, sempre a tendi seus pedidos e ao povo que é a peça principal, em especial aos que acreditaram e me deram o voto de confiança pela 3ª vez. E a você, Jair, obrigado!


TRIBUNIVERSAL



PELÔ: SECRETÁRIO DE OBRAS
MEU OBJETIVO AGORA É CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SÃO MIGUEL’, DISSE PELÔ
FOTO: JACORDEIRO
Pelô, Secretário de Obras de São Miguel
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 13.05.2013 - 08:36
Alguns anos distante de São Miguel só trouxe experiência, bagagem, vivência para  FRANCISCO NUNES DE FREITAS, mais conhecido como Pelô, é tanto, que o eleito prefeito Dr. Dario Vieira de Almeida, não demorou para reconhecer, apostando no convite para ocupar a secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano e Transportes do município, ou seja, a Secretaria de Obras de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte. É filho de Francisco Nunes de Freitas, conhecido como Chico de Dodô e dona Maria das Dores de Araújo, dona Dodô. É o único filho homem da família e tem 3 irmãs. Casado com dona Adaíza, 2 filhos, Bruno e Arthur, mora na rua Deputado Hesíquio Fernandes, 432. Encerrou os estudos no Elisiário Dias e tem formação em Administração de Empresas. Fez Técnica de Administração de Empresa pela USP-Universidade de São Paulo; curso de inglês pelo Instituto Roosevelt; Impretec, Sebrae; atendimento pessoal e técnica de vendas, também pelo Sebrae.
TRIBUNIVERSAL - Bom dia, Pelô, é uma satisfação entrevistá-lo. Vamos lá! Quem é Pelô? Na realidade, quem é Francisco Nunes de Freitas?
PELÔ - É um cara preocupado em fazer a coisa certa; preocupado com o povo de São Miguel; de preferência com os mais necessitados; filho de uma família humilde; micaelense que sempre correu em busca de seus objetivos e, que foi pela falta de oportunidades que foi buscar estes objetivos na grande metrópole, São Paulo. Sempre visando o futuro para a minha família procurei me especializar na área da hotelaria, trabalhei no Maksoud Plaza por 8 anos, aprendi inglês fluentemente; depois montei meu próprio supermercado e, devido a violência da cidade grande, voltei, procurei me estabelecer em São Miguel; fui um dos fundadores da CDL-Câmara dos Diretores Logistas de São Miguel, idealizador; fundador da Rede Lajedo, seu primeiro presidente; apoiei com grande esforço a campanha de Dr. Dario, como reconhecimento aceitei o convite para a pasta da Secretaria de Obras, onde tenho procurado fazer o melhor.
TRIBUNIVERSAL - Já conseguiu conquistar teu objetivo, se não, qual é?
PELÕ - Já conquistei sim. Foi o de formar os meu primeiro filho, Bruno Freitas, engenheiro civil pela Faculdade Federal do Estado do Rio Grande do Norte; e o outro, também está sendo formado engenheiro pela UnP-Universidade Potiguar, em Natal. Entretanto, atualmente, o meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento do município, ajudando a cuidar das pessoas que me procuram, que necessitam, ajudando nos pedidos de maior carência.
TRIBUNIVERSAL - Com relação às dificuldades, é de fato um fator preponderante na vida de qualquer pessoa, todos nos temos dificuldades, quais foram as tuas nesta progressão de luta e vida entre os espaços de tempo vividos de São Miguel para São Paulo e de São Paulo para São Miguel?
PELÔ - Dificuldades.. são as faltas de estruturas, as maiores, no caso em específico, no que diz respeito a nossa secretaria, são as estruturas, estamos precisando de equipamentos novos; entretanto, no começo a falta da chuva nos impossibilitou muito de fazemos um trabalho voltado para os nossos propósitos; depois, com a chegada das chuvas, as estradas se tornaram o nosso foco central, se desgastaram muito, mas, na medida do possível estou visitando com frequência, estou detectando os pontos afetados e arrumando, de acordo com as prioridades. Já tenho feito algumas no Sítio cidade, próximo a escola do Sítio São pedro, recuperando fossas, enfim, estamos superando as dificuldades com trabalho.
TRIBUNIVERSAL - VAMOS INICIAR AS PERGUNTAS DIRECIONADAS, MAIS PARA O SETOR POLÍTICO, QUAL A TUA EXPECTATIVA DO MANDADO DO PREFEITO DARIO VIEIRA?
PELÔ - Rapaz, eu não tenho dúvida que ele vai fazer uma administração exemplar. Ele tem cobrado dos secretários para a gente fazer uma administração, também exemplar,  no final dos 4 anos, eu não tenho dúvida que ele fará essa administração tão esperada por todos.
TRIBUNIVERSAL - É AQUELA VELHA PERGUNTA DE JORNALISTA QUERENDO SABER QUAL A PRETENSÃO DE UM HOMEM PÚBLICO EM INÍCIO DE CARREIRA, E COMO NÃO POSSO FUGIR DELA, TENHO QUE LHE FAZER ATÉ POR UMA QUESTÃO DE RESPEITO AO NOSSO ‘TELEBLOGGUEIRO’, ELES PRECISAM SABER SE VOCÊ QUER SER CANDIDATO A VEREADOR NO FUTURO? QUAIS SUAS PRETENSÕES POLÍTICAS?
PELÔ - Prefiro mostrar o serviço primeiro. Hoje sou do PDT-Partido Democrata Trabalhista, depois eu quero ser avaliado, vamos pensar nas possibilidades e a minha expectativa de futuro, depende dessa avaliação popular feita pelos micaelenses. É muito cedo para falar sobre o assunto.
TRIBUNIVERSAL - QUAL A OBRA QUE FALTA FAZER QUE OFEREÇA A SOCIEDADE MICAELENSE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA?
PELÔ - Uma obra de extrema necessidade que precisa ser feita com urgência em São Miguel e que precisa ser feita é um matadouro municipal fora dos limites da cidade com instalações modernas, novos equipamentos com a modernidade no abatimento dos bois; higienização nos serviços oferecendo uma carne com qualidade para a população, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no Núcleo Sabino Leite; outra obra que viria beneficiar a todos seria a canalização do córrego do Loteamento Raimundo Bezerra, até chegar na Lagoa de São Miguel.
TRIBUNIVERSAL - ESTA ENTREVISTA NÃO PODERIA SE FURTAR DE FALAR NA FEBRE DO MOMENTO, APESAR DAS CHUVAS TEREM CHEGADO, QUE É A BARRAGEM POÇO DE VARAS, O QUE VOCÊ PODE NOS FALAR DESTA OBRA?
PELÔ - Este é um assunto de extrema necessidade que vem sendo usada para fins eleitoreiros, só no papel. Eu vejo o empenho do ex-prefeito Galeno, que não teve sucesso; o prefeito Dario; a vereadora  Adalcina, mais a gente não acredita muito! A governadora no Sítio Cidade, ela prometeu que a obra sai no governo dela; acredito que devido a seca, é um alerta, e que vai sair sim, para daqui uns 3 anos. Infelizmente o Rio Grande do Norte não faz valer o poder político que tem, nos temos, agora, um presidente da Câmara Federal, enquanto o Ceará conseguiu 123 retro escavadeiras, o RN conseguiu pouco mais de 20, inclusive São Miguel está aguardando uma retro escavadeira que seria de extrema necessidade para as nossas estradas carroçáveis.
TRIBUNIVERSAL- DE TODAS AS PREOCUPAÇÕES QUAL A MAIOR, AÍ, DO OUTRO LADO DA MESA, SECRETÁRIO?
PELÔ - A maior é deixar a Zona Rural acessível, com excelentes estradas de conservação, quero só lembrar que não são obras que aparecem, mas são obras que o povo agradece.
TRIBUNIVERSAL - E A IMPRENSA, EM SUA ÓTICA, É IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE?
PELÔ - É de suma importância.
TRIBUNIVERSAL - ESTA SEMANA O CLAMOR DA POPULAÇÃO NAS RUAS POR SEGURANÇA, DEIXOU UM RECADO DE QUE O POVO UNIDO AINDA TEM MUITA FORÇA, COMO É QUE O SENHOR VIU ESTA SITUAÇÃO?
PELÔ - Sim, eu vejo, até por ser uma cidade de pequeno porte, não estar preparada, neste caso, exploração política; um interesse em desestabilizar a população  como fato de importância e, digo mais, que para resolver esta situação só precisa de vontade política.
TRIBUNIVERSAL - O QUE PODEMOS FALAR MAIS DA SECRETARIA?
PELÔ - Pretendemos trabalhar com muito empenho na confecção do alinhamento das estradas; uma das bandeiras da pasta é a limpeza, já solicitei duas novas coletôras e melhorar a estrutura física do local e pessoal e tenho, principalmente, o apoio do prefeito para agir, isso é o que me dá mais segurança na hora de tomar as decisões. Espero retribuir á altura não só a ele, mas à população.
TRIBUNIVERSAL - A QUEM FAZ AGRADECIMENTOS?
PELÔ - Primeiro a Deus; à família, aos amigos, aos que criticam porque é em cima dos que criticam que a gente detecta onde está errando e aonde pode melhorar. Quero agradecer, também, ao prefeito Dario pelo convite, espero dar-lhe o retorno desejado enquanto secretário municipal.



TRIBUNIVERSAL


ENTREVISTA
SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE SÃO MIGUEL, 
DANIEL ALVES, TEM POR META CRESCER PROFISSIONALMENTE
FOTO: JACORDEIRO
Daniel Alves, veio da Secretaria do Bem-Estar Social
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 14.05.2013 - 19:58
O atual secretário de finanças do município de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte, Daniel Vieira de Almeida, 29 anos, solteiro, residente na rua Francisco Fernandes, demonstrando arrojo, capacidade, características dos jovens impetuosos ao enfrentar situações de luta, das dificuldades que se apresentam no dia-a-dia, vem se destacando, apesar dos poucos dias de experiência como homem público. Ele é o nosso entrevistado especial da semana, 12 a 18 de maio de 2013. Como principiante na carreira política, seus primeiros passos foi na Secretaria do Bem-Estar Social por 1 mês, de onde trouxe uma certa bagagem vivida junto a classe popular que ele mesmo vai dizer - mais tarde na entrevista para o nosso telebloggueiro do TRIBUNIVERSAL  - com suas próprias palavras, como foi essa sua experiência. Ele está cursando Gestão Pública pela Anhanguera, 1º período. Por 2 anos fez fisioterapia na Unp-Universidade Potiguar, em Natal, resolveu trancar. Terminou o Ensino Médio na Gilney de Souza em São Miguel. Fez sua base fundamental no Pe. Cosme, é mais um que passou, como todos os grandes nomes do município de São Miguel por esta escola de tradição renomada em nosso município.
TRIBUNIVERSAL - QUEM É DANIEL VIEIRA?
DANIEL VIEIRA - É uma pessoa que gosta muito de ajudar o próximo e sente prazer em fazer isso, proporcionar esta satisfação para as outras pessoas; sou um mediador em causas de conflitos; um apaziguador; uma pessoa dedicada ao trabalho; valorizo a família acima de qualquer coisa; uma pessoa que prima pela honestidade e pela igualdade de direitos. Essa pessoa, sou eu, Daniel Alves.
TRIBUNIVERAL - JÁ QUE ESTÁ INICIANDO NA CARREIRA PÚBLICA QUAL A SUA PRIMEIRA IMPRESSÃO NO TRATO COM O POVO?
DANIEL ALVES - É de uma responsabilidade grande, um compromisso para contribuir com o crescimento da cidade.
TRIBUNIVERSAL - TEU OBJETIVO DE VIDA, QUAL É?
DANIEL ALVES - Crescer profissionalmente como homem a cada dia. Hoje, é o que eu quero para o meu momento, quero, também, concluir o meu curso de gestão pública para usar o aprendizado da maneira certa enquanto no trato com o povo, enquanto secretário municipal de São Miguel.
TRIBUNIVERSAL - TEM DIFICULDADES?
DANIEL ALVES - Olha, eu lido com dificuldades todos os dias de outras pessoas e fico feliz em poder ajudar, porque no que diz respeito as minhas dificuldades quando estou diante delas, no dia-a-dia, que é uma coisa comum, tento superá-las com desenvoltura, sempre com a calma que me é peculiar, procurando ser o mais consciente comigo mesmo.
TRIBUNIVERSAL - QUAL A TUA EXPECTATIVA PARA O MANDATO DO PREFEITO DARIO?
DANIEL ALVES - De superação. É isso mesmo. Superar o ótimo trabalho feito nas 2 gestões em que foi prefeito de São Miguel. Expectativa de fazer o município crescer e, mais importante ainda é que a população possa evoluir na estruturação da educação, como, também, nos demais serviços considerados essenciais, saúde, esporte, ação social.
TRIBUNIVERSAL - FALANDO EM SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, VOCÊ VEIO DE LÁ, POR 1 MÊS FOI SECRETÁRIO DAQUELA PASTA, QUAL A LIÇÃO TIRADA, OU SEJA, QUAL A EXPERIÊNCIA VIVIDA NAQUELA SECRETARIA E, COMO É QUE VOCÊ VIU O CONVITE PARA A TRANSFERÊNCIA, SER SECRETÁRIO DE FINANÇAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL, UM CARGO DE CONFIANÇA TÃO IMPORTANTE DENTRO DA PREFEITURA?
DANIEL ALVES - O que eu posso dizer de experiência como secretário de Ação Social, poder ajudar, me engrandeceu como ser humano, foi através da solução dos problemas das pessoas que me procuravam que pude, também, sentir a realidade do dia-a-dia do micaelense e das suas tristezas, porque quando as pessoas vão solicitar em específico ajuda para tratamento médico eles estão dentro de uma situação que não podemos dizer que é de alegria, pude participar mais intensamente podendo trazer as soluções apresentadas pela população.
TRIBUNIVERSAL - QUAL O TEU PARTIDO POLÍTICO E TUAS PRETENSÕES POLÍTICAS?
DANIEL VIEIRA - Sou filiado ao PP-Partido Progressista, membro do Diretório Municipal; com relação às pretensões políticas ainda é muito cedo para se falar desse assunto, não posso negar que existe uma vontade de fazer algo com mais envolvimento político.
TRIBUNIVERSAL - O QUE FAZER EM SÃO MIGUEL QUE AJUDE A POPULAÇÃO?
DANIEL VIEIRA - A Barragem Poço de Varas, que é um sonho da população; esse clamor popular existe desde o século passado, você vê que num ano como este, de seca, se houvesse a barragem o sofrimento do agricultor, da população, seria bem menor, portanto, acredito que a obra que está faltando na Região para ajudar o nosso povo, é, sim, a Barragem Poço de Varas.
TRIBUNIVERSAL - A QUEM VOCÊ AGRADECE POR TER CONQUISTADO ESSE ESPAÇO TÃO IMPORTANTE NA ADMINISTRAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL?
DANIEL VIEIRA - Quero agradecer ao prefeito Dario Vieira, por ter depositado total confiança em mim, espero retribuir à altura, tanto para ele quanto para a população de São Miguel. E obrigado a você!



TRIBUNIVERSAL


ENTREVISTA
QUEM É O PROFº BARBOSA?
O chefe de Gabinete disse para o blogguer TRIBUNIVERSAL ‘que o prefeito está dando total apoio porque o esporte é de fundamental importância na prevenção à marginalidade, oferece a possibilidade para que o jovem não entre no mundo das drogas’.
FOTO: JACORDEIRO
Chefe de Gabinete, profº Barbosa
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 08.05.2013 - 19:17
O micaelense José Barbosa de Souza, 37 anos, solteiro, residente na rua Emídia de Lima Franco, 365, bairro 13 de Maio, São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte, filho de Jerônimo Barbosa de Souza e Antonia Augusta da Silva, Chefe de Gabinete  da atual administração do prefeito Dr. Dario Vieira de Almeida é o entrevistado da semana. (5 a 11.5.2013). É professor universitário polivalente na Ibrapes-UVA-Universidade Vale do Acaraú; FAIBRA-Faculdade Integrada do Brasil; FALC-Faculdade Vale do Carapicuíba; IFET-Faculdade de Teologia de Pereiro e Ererê/CE.Tem formações: Filósofia pela Universidade Salesiana de São Paulo; Teologia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte; Linguística em Ensino de Língua Portuguesa pela Vale do Salgado, e também, Literário pela mesma Vale do Salgado; Politólogo pela Faculdade Católica do Chile, entre 2002/2005, é também, Agente de Desenvolvimento do Município de São Miguel.
TRIBUNIVERSAL - FEITA AS APRESENTAÇÕES, PROFESSOR, VAMOS AO QUE INTERESSA. QUEM É O PROFESSOR BARBOSA?
PROFº BARBOSA - É difícil de falar de si mesmo, mas o professor Barbosa é uma pessoa interessada pela vida pública, cristão católico, ex-seminarista, 4º filho de uma família simples, filho da terra, amante dessa mesma terra; isso tudo me ajuda cada vez mais a me enraizar nesta terra, sou amante da dança, me considero uma pessoa eclética.
TRIBUNIVERSAL - NomrMalmente sabemos que os objetivos se renovam, e na juventude são meio utópicos, os teus já conseguiu realizá-los ou ainda estão por realizar?
PROFº BARBOSA - O meu objetivo maior, de todos os dias, é o mesmo: é poder ajudar as pessoas promovendo o bem, a minha maior alegria é quando me deito, depois de fazer uma boa ação, eu vejo o meu travesseiro mais branco, eu me sinto  mais leve, realizado.
TRIBUNIVERSAL - Com relação às dificuldades até em termos de superação em si pessoal, falando pedagogicamente, como é que você conseguiu contra-balancear a vida comum com a vida acadêmica?
PROFº BARBOSA - As dificuldades que eu passei para chegar até aqui foram em tese financeiras; eu tive que abrir mão de muita coisa em detrimento da realização profissional e pessoal; eu não me sinto impedido em nenhum momento de conquistar o meu espaço, até mesmo porque sem as dificuldades do dia-a-dia não há crescimento.
TRIBUNIVERSAL - Vamos direcionar as nossas perguntas para a área política, deixemos as do campo pessoal. Vamos começar com uma considerada leve: Qual a tua expectativa para o mandato do prefeito Dario Vieira?
PROFº BARBOSA - Sua pergunta é interessante, acredito muito na experiência dele, por ter sido gestor por 2 mandatos, quando eu vim apoiar Dario e Salismar, eu joguei as fichas apostando na experiência dele quanto gestor, na melhoria da cidade, esta é a minha expectativa.
TRIBUNIVERSAL - Qual a obra que falta em São Miguel que venha ajudar a população no geral?
PROFº BARBOSA - Eu tenho um sonho, que São Miguel tenha um centro cultural para dar amparo para os nossos jovens e adolescentes para que desenvolvam e realizem os seus talentos no esporte, na dança de rua, em várias áreas.
TRIBUNIVERSAL - Um assunto leva automaticamente a outro e no caso em questão não podemos fugir do assunto que está na boca do povo: a barragem poço de varas, como você  vê este embrólio?
PROFº BARBOSA - A barragem poço de varas para a gente é um anseio popular, é um resgate da dignidade do povo que desde 1914 sonha com essa  construção e, eu acredito que não sai do papel por entrave político. Os políticos precisam confirmarem as promessas de palanque, apesar de que sou confiante que agora com a versatilidade dos que estão propondo  lutar pela barragem, Dario, Adalcina, Galeno, Pachica, Expedido, entre outros, forças empenhadas, nessa luta, com o aval da governadora, e os recursos chegando ao Estado, fica faltando apenas os maquinários.
TRIBUNIVERSAL - ATÉ PELA FORMAÇÃO DE POLITÓLOGO E O CARGO DE CONFIANÇA QUE EXERCE ATUALMENTE, QUAIS AS PRETENSÕES POLÍTICAS?
PROFº BARBOSA - Prestar um bom serviço à minha comunidade e só a partir daí pensar, quem sabe, numa carreira política. Eu era do PHS-Partido Humanista Social, estou sem legenda, pensando em uma nova possibilidade partidária, para isso estou analisando com calma, outras bases partidárias, uma legenda séria, comprometida com o povo, com o município, aí sim, me filiar com bastante serenidade.
TRIBUNIVERSAL - SAÚDE, ESPORTE E EDUCAÇÃO, SÃO ÁREAS DA SOCIEDADE QUE  O CLAMOR ESTÃO À FLOR-DA-PELE, COMO O CHEFE DE GABINETE VÊ, NO MUNICÍPIO?
PROFº BARBOSA - Olha, Dr. Dario teve a preocupação da melhoria do plantão do hospital que só tinha 1 médico, hoje são 2; o próprio secretário Luís, que eu chamo de ‘seu’ Pereira, acredito muito nele, em sua competência; numa administração mais humanizada, em específico no atendimento. Em se tratando de educação o quadro tem talentos e a escolha de Luzinete é especial é uma pessoa serena e competente, temos muito o que falar dela sem precisar dizer muito, é esperar e só; com relação ao esporte vou iniciar pelo nosso lema: ‘cuidando da nossa gente’, por isso peço para baixar as bandeiras partidárias e levantar a bandeira dos bons serviços à população, esta sim, é merecedora do nosso bom trabalho, e que seja sempre içada.
TRIBUNIVERSAL -A PERGUNTA DE UM JORNALISTA IMPARCIAL SERIA: SÃO MIGUEL TEM UM ELEFANTE BRANCO? ME REFIRO AO TORQUATÃO. COMO O NOSSO ESTILO É DO BEM, SEMPRE EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE MANEIRA UNÍSSONA FÍSICA E MENTAL, QUAL A PROPOSTA DESTA GESTÃO PARA O TORQUATÃO: ENQUANTO CAMPO DE FUTEBOL?
PROFº BARBOSA - Nós estamos querendo desenvolver o esporte. Já apoiamos a Copa Joca Ribeiro, nós ajudamos com a infra-estrutura, mesmo de maneira razoável. A prefeitura dispôs  através das Secretarias de Obras e Desenvolvimento urbano o apoio logístico como otimização do ginásio, serviço de som, serviço multimídia e patrocínio de troféus. Agora, a 3ª Copa Atividade de Futebol de Areia estamos dando total cobertura. Sintetizando, o prefeito está dando total apoio porque o esporte é de fundamental importância na prevenção à marginalidade, oferece a possibilidade para que o jovem não entre no mundo das drogas. E, no intuito de manter a nossa juventude sadia é que nós queremos levantar a bandeira do esporte. Respondendo a sua pergunta, muito bem feita, o Torquatão é uma obra para ser ‘repensada’. Não podemos abandonar uma obra que pode fazer tão bem para o desenvolvimento desportivo de São Miguel.
TRIBUNIVERSAL - OUTRO ASSUNTO EMERGENTE É A SEGURANÇA PÚBLICA DO NOSSO POVO, AS DROGAS PESADAS ESTÃO CHEGANDO DE ‘HELECÓPTERO’ ENQUANTO AINDA VIVEMOS O TEMPO DAS ‘CARROÇAS’, VOCÊ ME ENTENDE, NÃO? O QUE NOS PROPÕE ESTE GOVERNO, O QUE VOCÊ PODE NOS ADIANTAR, JÁ QUE ESTA MESMA PERGUNTA O BLOGGUER FARÁ QUESTÃO DE PERGUNTAR E OUVIR A RESPOSTA DA BOCA DO NOSSO PREFEITO?
PROFº BARBOSA - Posso adiantar uma coisa, a segurança está sendo um desafio, ela não pode agir sozinha, ela tem que estar em consonância com a PM-Polícia Militar e a CV-Polícia Civil e nós estamos procurando esta abertura para o melhoramento da segurança de São Miguel.
TRIBUNIVERSAL - VAMOS FALAR DE PATRIMÔNIO PÚBLICO, DA NOSSA HISTÓRIA FÍSICA, PARECE ESQUECIDA, ESTÃO DELAPIDANDO, DESTRUINDO AQUELES VELHOS CASARÕES CONSTRUÍDOS NOS SÉCULOS PASSADOS, COMO VOCÊ VÊ O VALOR QUE CERTAS PESSOAS DÃO AOS PRÉDIOS CONSIDERADOS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS E PORQUE A FALTA DE CULTURA NOTADA NESTES GESTOS?
PROFº BARBOSA - Você foi muito feliz nesta pergunta. A primeira coisa é conscientizar o que é patrimônio público e o próprio povo é que têm que começar a zelar; por isso um time de primeira nos departamentos de cultura, turismo e eventos que são Renné Guida, Katiana Torres e Francisco Anaclebson. Não basta construir, você tem que saber conservar.
TRIBUNIVERSAL - FALANDO EM DESCONSTRUIR, QUISERAM, RECENTEMENTE DESOBSTRUIR A AV. ILUMINADA, QUE VOCÊ TEM A DIZER?
PROFº BARBOSA - Eu me decepcionei muito com o grupo e me senti orgulhoso de ter dado o meu voto para Adalcina, digo mais, eu me sinto triste mais ainda por ver que tem alguns que não sabem qual o verdadeiro papel do vereador.
TRIBUNIVERSAL - E A IMPRENSA NO GERAL?
PROFº BARBOSA - Eu gosto muito da imprensa, porque ela diz ao povo o que a gente tá fazendo. Diz nossas ações. A imprensa é imprescindível para o conhecimento dos fatos.
TRIBUNIVESAL - AGRADECIMENTOS A QUEM?
PROFº BARBOSA - A Deus, a família, aos amigos e a Dr. Dario por ter acreditado, por ter me convidado para o cargo de confiança, espero corresponder à altura.



ENTREVISTA ESPECIAL
EXCLUSIVO
DR. ANDSON RODRIGO, DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DISSE QUE SÃO MIGUEL TEM UM POVO
MUITO RECEPTIVO, NÃO TEM DO QUE RECLAMAR
 28/4 a 4/5 de 2013
FOTO: JACORDEIRO
Bacharel, ANDSON RODRIGO DE OLIVEIRA
DE: JAIR A. CORDEIRO
SÃO MIGUEL/RN - TRIBUNIVERSAL - 29.04.2013 - 17:36
     O bacharel de direito, delegado da PC-Polícia Civil, Andson Rodrigo de Oliveira, 29, solteiro, residente em São Miguel, há 1 ano é o entrevistado especial da semana. Formado pela UEPB-Universidade do Estado da Paraíba, foi nomeado destacado delegado responsável pela polícia judiciária de 8 cidades, na Região Oeste do Rio Grande do Norte: Porto Alegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande, Dr. Severiano, Coronel João Pessoa, Venha-Ver e São Miguel. Ele nasceu em Caruaru, Pernambuco.

TRIBUNIVERSAL - Delegado, qual o objetivo da Polícia Civil em seu contexto geral?
DR. ANDSON - É objetivo específico da Polícia Civil apurar a materialidade e a autoria do delito, da infração penal. Mas, existe, também, um objetivo paralelo e secundário, de igual valor para a Polícia Civil, que tem por função auxiliar poder judiciário.
TRIBUNIVERSAL - Por quê São Miguel foi escolhida, dentre as cidades citadas, já que algumas delas estão localizadas mais perto de Pau dos Ferros, cidade pólo da Região Oeste?
DR. ANDSON - São Miguel foi escolhida pela secretaria de segurança pública do Estado do RN, acho que a escolha se deve devido a demanda de casos infracionais que este município oferece.
TRIBUNIVERSAL - Diante das condições oferecidas; ser delegado titular em São Miguel e ter que se desdobrar para oferecer um trabalho de auxílio em cumprir mandados, e apurar materialidade, em municípios distantes um dos outros, diante desta situação oferecida, qual a grande dificuldade?
DR. ANDSON - Com relação as dificuldades podemos citar o efetivo, é muito reduzido, a área de abrangência que está sob a nossa responsabilidade é grande, somos em 5 pessoas, 3 agentes, 1 escrivão e eu, mesmo assim, a gente se esforça para chegar ao ideal.
TRIBUNIVERSAL - E São Miguel, seu povo, sua cultura, como o você vê esta cidade, já que vem de grandes centros urbanos, para se adaptar teve algum problema?
DR. ANDSON - Com relação a cidade de São Miguel, aqui destaco em primeiro lugar o clima, se parece com o da cidade que vim, não houve da minha parte a necessidade de se adaptar, mas pelo fato de ser uma cidade de interior, e estar localizada geograficamente distante da capital, digo apenas, que estou gostando da experiência. Já com relação ao povo micaelense, em si, são pessoas muito receptivas, são calorosos, uma população muito simpática, não tenho do que reclamar.
TRIBUNIVERSAL - Normalmente, em nossa primeira entrevista com uma personalidade importante da nossa sociedade, nós temos 3 perguntas básicas que entendemos ser importante para colaborar com o desenvolvimento do próprio município, da cidade de São Miguel, de seu povo, portanto vamos a primeira: Diz respeito ao nosso gestor, o prefeito Dario Vieira de Almeida, qual a expectativa para o mandato dele?
DR. ANDSON - Vamos procurar responder todas elas; sobre o prefeito, pelo que posso dizer a administração é boa, as pessoas falam muito bem dele, e gostaria de ressaltar o fato de que temos total apoio da Prefeitura de São Miguel, é o que eu posso falar.
TRIBUNIVERSAL - A Segunda, qual a obra física que poderia ser feita para oferecer melhor qualidade de vida para a população da cidade?
DR. ANDSON - Sem sombra de dúvidas, digo com muita convicção que pode ser qualquer uma obra que venha eliminar com o problema do abastecimento de água na cidade. A gente chega a vê o desespero do povo por causa desse problema. Outro problema que São Miguel tem envolve a questão trânsito e a solução, na minha ótica, seria trazer para cá uma polícia de trânsito, ou uma polícia rodoviária de trânsito, para proporcionar a eliminação das infrações de trânsito, os agentes fazendo fiscalização iria contribuir em muito com a paz, a ordem, a segurança de usuários de veículos, carros e motos. E, com certeza, iria diminuir em muito os acidentes. Com a polícia de trânsito a vida dos cidadãos seria melhor preservada.
TRIBUNIVERSAL - O nosso trabalho, qual a importância para a divulgação dos fatos?
DR. ANDSON - O trabalho de vocês, acho bom porque através da divulgação, vai nos ajudar na solução de crimes, um exemplo dessa sintonia, imprensa com a polícia civil foi o caso do assalto aos correio de São Miguel; porque a partir da foto do indivíduo, divulgada por um blogguer, nós conseguimos chegar até o suspeito.
TRIBUNIVERSAL - Delegado, São Miguel é uma cidade que está crescendo verticalmente, e seus problemas na área da segurança, com certeza, também, estão crescendo. Qual a infração penal de maior incidência e o problema das drogas ilícitas, qual a real situação da nossa Região?
DR. ANDSON - Vou iniciar dizendo que as polícias civil e militar, com a PM de São Miguel, existe uma verdadeira harmonia, nós funcionamos como uma engrenagem que não pode ser separada, isso facilita o nosso trabalho em fazer a segurança na cidade e na Região que é de nossa competência e responsabilidade. Já com relação aos delitos em si, podemos citar um de grande incidência que são os casos ligados a Lei Maria da Penha, acredito ser a  bebida a causadora, que nós sabemos é uma droga, também, só que lícita. Já com relação as drogas ilícitas, o crack, a maconha, a cocaína é preocupante, esse tipo de droga já está chegando forte no interior, mas, como já disse, numa harmonia com a PM a gente vem fazendo um bom trabalho na tentativa de minimizar estes problema.
TRIBUNIVESAL - Como é feito o atendimento da delegacia?
DR. ANDSON - Nosso horário é das 8 às 12 e das 14 às 18 horas de Segunda a sexta-feira. Nos finai de semana em Pau dos Ferros.
TRIBUNIVESAL - Queremos agradecer pela atenção, desejar muita sorte no seu gerenciamento, vamos encerrar com os agradecimentos?
DR. ANDSON - Tudo bem, em primeiro lugar a Deus; à minha família, e não podemos esquecer a equipe, são profissionais que tornaram mais amigos que colegas de trabalho e, obrigado a você.


ENTREVISTA ESPECIAL
EXCLUSIVO, COMANDANTE DA PM DE SÃO MIGUEL
SUB-TENENTE MANOEL PEDRO, DIZ QUE O MAIOR 
PROBLEMA DA SOCIEDADE É A DROGA LÍCITA

FOTO: JAIR A. CORDEIRO
Sub-Tenente Manoel Pedro, 
comandante da PM em São Miguel
MANOEL PEDRO DA SILVA, 47 anos de idade, é o nosso entrevistado especial da semana, 21 a 27 de abril. Ele é sub-tenente, comandante da PM-Polícia Militar do município de São Miguel. Numa entrevista super descontraída, em seu gabinete, em seu posto de comando da cidade, na rua Maria Leodona Pessoa Fernandes o TRIBUNIVERSAL conseguiu fazer uma pequena biografia desta autoridade que soube em poucas palavras sintetizar o atual momento da segurança da Região, já que ele é diretamente responsável, não só pelo pelotão de São Miguel, mas, também, é de sua competência a coordenação, como ele mesmo disse, de auxiliar nos trabalhos dos municípios de Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano. Casado com dona Jussiana, pai de 5 filhos, mora em Pau dos Ferros, é técnico em contabilidade formado no Elizeu Viana da cidade de Mossoró.
Segundo o comandante Pedro, sua trajetória como PM começou a convite de um amigo, em janeiro de 88, quase 26 anos de PM e, sem receito algum em falar, disse com todas as palavras que o seu objetivo pessoal, como homem comum e de segurança, ele já conquistou: ‘que era trabalhar com dignidade; ter um salário justo; para poder oferecer aos seus familiares boas condições de vida e isso eu já consegui’. Tem curso de formação pelo CFAP-Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, quando se tornou sargento, em 89; e, pela Academia de Polícia Cel. Mílton Freire, em Natal, quando se tornou 1º sgto, depois sub-tenente, oficial da PM. Como delegado, no Estado do Rio Grande do Norte, já passou pelos seguintes municípios: Frutuoso Gomes, João Dias, Antonio Martins (duas vezes), Água Nova, Encanto, Dr. Severiano, Coronel João Pessoa, Francisco Dantas, Porta Alegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Martins, São Francisco do Oeste, Serra do Mel, Tenente Ananias (duas vezes), Porto do Mangue, Alto do Rodrigues, Ipanguassu, São Rafael, Itajá, Paraú e agora está desde 12 de maio de 2012, portanto há 1 ano, no município de São Miguel. No que diz respeito ao seu objetivo como comandante da cidade, foi enfático: ‘É a manutenção da ordem, da segurança, sempre preventivamente; é muito importante oferecer a ordem, a segurança da população do município’, afirma. Ele deixa escapar quem em seu comando (nas 4 cidades), existem 45 homens divididos da seguinte forma:  em são Miguel 20,  e os outros estão sob o comando do  CB, Glauber em Coronel João Pessoa, Sgto Santos em Venha-Ver e o Sgto Alves em Dr. Severiano, todos eles sub-comandantes sob sua responsabilidade, como comandante do 1º Pelotão destacado de Pau dos Ferros.
Fazendo referência ao município, disse: ‘São Miguel tem um diferencial, das outras cidades que passei, sem menosprezar nenhuma, é claro, tem um povo ordeiro, pacato, acolhedor, e a gente sente que tem um interesse todo particular para a problemática da cidade, principalmente quando se refere a questão segurança, saúde e educação. Além de tudo isso tem um ótimo clima, muito agradável’. Indagado sobre o que falta na cidade, disse: Falta um reservatório de água, açude ou barragem, que elimine com a escassez deste bem natural, a água,  tão necessário para a população, e cita que tem conhecimento do projeto da barragem Poço de Varas e da luta de alguns políticos para a questão. O povo precisa desta obra’. 
Com relação a gestão do prefeito Dario Vieira de Almeida, foi enfático: ‘A minha expectativa com relação a administração do doutor é muito boa, por ele se tratar de um médico, vendo por essa ótica a de um médico, experiente, acredito que ele tem uma visão melhor principalmente no trato com a saúde; já com relação a segurança ele está demonstrando muito interesse, promovendo uma parceria entre os poderes executivo e a PM’, falou. Depois o comandante falou sobre as dificuldades: ‘É a pouca estrutura, só para esclarecer, a cidade de São Miguel tem 2 viaturas, uma blazzer e um veículo da marca Gol,(locado). Com o crescimento vegetativo acelerado da população do município, seria de bom grado aumentar o número de viaturas’, assevera o comandante. ‘Mas, mesmo diante desta precariedade, a PM não vai fugir da sua responsabilidade que é a manutenção da ordem e da segurança da população de São Miguel; enquanto a cidade dorme, nós estamos bem acordados, deixando todos tranquilo, tudo isso nós fazemos por amor, a Polícia Militar é uma gloriosa instituição secular que nos orgulha’, completa o raciocínio.
Na área da segurança e suas problemáticas no que diz respeito as penalidades, ele falou: ‘O principal problema de São Miguel é a bebida, droga lícita, que unida à imprudência dos motoqueiros, pelo fato de saírem por aí guiando motos embriagados, provocam acidentes, matando e morrendo; outra consequência da bebida, que destaco e não podemos nos furtar, até para aproveitar a oportunidade, uma verdadeira utilidade pública, é o alto índice de ocorrência policial por agressão à mulher e, na maioria das vezes a própria vítima se omite em registrar a ocorrência, são os casos conhecidos como Lei Maria da Penha. Lembra ainda que o bom relacionamento entre as polícias Civil e PM em São Miguel, com o dr. Andson Rodrigo, tem facilitado muito a solução dos problemas em  qualquer situação de ocorrência policial’, reitera.
Com um estilo próprio, todo especial em fazer segurança, de polícia comunitária, o comandante lembra que um município que destaca, foi Paraú, ‘quando ali consegui fazer um grande trabalho em parceria com as instituições do município, como: Conselho Tutelar, Secretarias do município voltadas para o social, igrejas, promotoria, encontros, debates, reuniões, sempre com o objetivo de solucionar os problemas da sociedade e, dentre estes problemas, o das drogas, com grande sucesso, diga-se de passagem’. Cita o Cel Marcondes, de Natal, que foi ele quem abriu as portas para este estilo de PM, moderno, globalizado, vendo o problema na raiz, deixando para trás o estilho retrógrado, perverso, agressivo, fazer segurança com prevenção transforma a PM numa instituição mais humana, completa o comandante. 
No que diz respeito ao nosso trabalho como imprensa, divulgação, ele disse: ‘Um jornal na cidade é até muito importante para que a população fique sabendo dos fatos e ao mesmo tempo presta um serviço social de muita relevância para os poderes da cidade, alertando sobre  as questões carentes do município: Existem problemas simples e outros de magnitudes difíceis de serem solucionados, um simples que podemos citar nesta entrevista diz respeito aos animais soltos pela Zona Urbana da cidade, consequência da seca que nos assola, a imprensa serve como um alerta para que nossos gestores possam encontrar soluções e eliminar com a problemática’, exemplificou. Como todo problema tem uma solução a deixa do comandante foi fazer um criadouro específico para a questão dos animais soltos, que não é só na cidade, mas nas rodovias que ligam à São Miguel, que tem provocado não só acidentes leves, como batidas, mas, acidentes fatais, tirando vidas importantes da sociedade da Região. ‘É uma pena, ver isso sem solução’, contemporiza.
Sabatinado pelo TRIBUNIVERSAL, que lhe perguntou: Comandante, a questão falta de experiência nesta área, a da PM, qual é a pior das consequências? O comandante da PM de São Miguel, sub-tenente Pedro, entendendo que poderia dar sua contribuição especial na entrevista, lembra que a falta de experiência nesta área, a falta de experiência do homem como PM, muitas vezes tem gerado outro grande problema para a sociedade, que são verdadeiros acidentes de percurso e que geram, muitas vezes, consequências irreversíveis para quem as pratica, casos estes que estão englobados na área da imprudência, na da negligência principalmente, e na própria imperícia. ‘Deixa marcas no homem PM que a gente não esquece’, lembra ele. 
Ele encerra agradecendo em primeiro lugar a Deus, depois à família, lembra com orgulho de sua saudosa mãe, dona Maria José, e agradece, também, a instituição em si, à coletividade, e, aos colegas de trabalho que dá suporte necessário, preocupando-se uns com os outros em seus dias de folga, procurando no companheirismo valorizar a pessoa do amigo, do profissional, dando-lhe apoio e suporte’, finaliza o sub-oficial da PM, comandante do destacamento de São Miguel.



ENTREVISTA
WALKEI DIZ QUE GERAÇÃO DE EMPREGO É QUEM DESENVOLVE A REGIÃO
FOTO:JC
WALKEI PAULO  PESSOA FREITAS, 26 anos de idade, é o nosso entrevistado especial da semana (17 a 23/3/2013). Filho de Vicente de Paulo Freitas (já falecido) era conhecido por Galego de Chico Justino e de dona Antonia Vanjida Pessoa Freitas. Atualmente mora na rua que leva o nome do próprio pai, Vicente de Paulo Freitas, 363, em São Miguel, Estado do Rio grande do Norte. É funcionário público municipal, pregoeiro, na prefeitura municipal de São Miguel: formado em Serviço Social pela UNITINS-Universidade do Tocantins e faz Direito pela FACEP-Faculdade do Alto Oeste Evolução.
TRIBUNIVERSAL - Discutir as ideias econômicas dos municípios da Região, São Miguel, Coronel João Pessoa e Venha-Ver, no atual estágio de desenvolvimento econômico em que nos encontramos, isso se deve a que?
WALKEI - Isso se deve em primeiro lugar por causa das oportunidades; em segundo, as facilidades; antigamente tudo era muito difícil. A educação era difícil, o emprego, também; atualmente as pessoas têm condições financeiras e facilidades e tem, também, seus empregos. isso é o que facilita o desenvolvimento econômico da nossa Região. E a tendência é aperfeiçoar isso cada vez mais. O que também soma neste desenvolvimento econômico são as políticas da atualidade com maior índice de geração de emprego no setor privado e o público.
TRIBUNIVERSAL - Podemos dizer que vivemos uma verdadeira revolução econômica no que diz respeito a essa modernidade econômica com a  acessão de uma nova classe média em São Miguel, prova disso é, quando vemos a cidade vazia nos finais de semana, todo mundo nos balneários, se deslocando até o Sítio Jacó, para a Cachoeira, deixando suas residências, as donas de casas deixando suas cozinhas, ou seja tendo condições financeiras para usufruírem financeiramente deste momento de lazer. Como você vê este atual momento da nossa população?
WALKEI - Vejo com bons olhos. É uma situação ótima. Tudo isso é gerado pela questão comentada na primeira indagação. São Miguel é uma cidade que está crescendo vertiginosamente, tanto na área educacional quanto na física.
TRIBUNIVERSAL  - Walkei, o mercado financeiro em São Miguel, pede há muito tempo um centro comercial do tipo mini-shopping; um mini-shopping com pequenas lojas de confecções, praças de eventos, salas de telecines, praças de alimentação nos finais de semana, principalmente à noite. Um conglomerado de lojas variadas, enfim, a cidade cresceu, a Região cresceu, o que você acha disso?
WALKEI - Jair, qualquer investimento para trazer benefício para o município é glorioso, mas, existem muitos impecílios financeiros; seria uma boa, entretanto, dentro de uma expectativa futura, quem sabe?
TRIBUNIVERSAL  -  O Brasil passou pelo teste político com o advento Lula presidente do Brasil,  depois veio na sequência dessa conquista o nome Dilma Russef, a primeira mulher presidenta do Brasil pelo PT-Partido dos Trabalhadores a nível nacional dando sequência a este trabalho inovador e, em nosso município, com Dr. Galeno, ótima administração municipal, e agora com Dario Vieira, o que falta para melhorar nossa política Regional?
WALKEI - Com relação a Dr. Dario Vieira a gente pode dizer que ele já foi aprovado pelo povo. Porque ele vem de uma experiência vivida no passado como prefeito. Foram 8 anos que não se pode esquecer assim tão facilmente. Quando foi eleito, agora, provou mais uma vez essa popularidade. Mas, respondendo a sua pergunta, o que falta para melhorar nossa política regional? O que falta em si é o Governo Federal, o Estadual, olhar com carinho para a nossa Região. Quero aqui abrir um parêntese para citar os prefeitos Expedito do Venha-Ver; Pachica de Coronel João Pessoa e Dr. Dario Vieira de São Miguel, hoje, eles são uns vitoriosos; são organizados, responsáveis até nas dobradinhas políticas, com este estilo de trabalho obtiveram desenvolvimento gigantesco nas áreas carentes da sociedade e, acredito, mais ainda, nas propostas destes gestores.
TRIBUNIVERSAL  -  Walkei, nosso País, é por tradição um país católico, agora que o PAPA é argentino, a seleção daquele país não precisa mais ganhar a copa, já que tem um papa; quem precisa rezar muito somos nós brasileiros, já que os argentinos vão rezar para que os brasileiros não sejam campeões. O que você acha dessa guerra dos torcedores? Essa pergunta é só para descontrair a entrevista, não é para ficar soltando rojões por aí e matando torcedores!
WALKEI - Eu acompanhei pouco o processo da escolha do novo Papa, mas, nós vamos ganhar a Copa. Eles, os argentinos, têm o Papa, mas, nós, temos o futebol!
TRIBUNIVERSAL  - Uma das questões que não podemos deixar de falar neste momento é o problema da seca, um momento crítico que passamos no momento da nossa vida, na vida do agricultor, na vida de todos nós nordestinos e que na nossa Região beira o caos, e, principalmente quando vemos o quanto está difícil a manutenção dos nossos mananciais. O Açude do bonito está secando; a canalização que abastece a cidade é antiga e está ultrapassada; esta encanação foi feita para uma cidade de mil residências e hoje São Miguel tem mais de 4.000 residências, um sinal disso é cano de água estourando por todas as ruas da cidade, não resistem a forte pressão de água que vem da subestação do Sítio Bonito; outro  importante assunto em pauta e que não sai do papel é o ‘eterno’ açude Poço de Varas, que desde 1926 é falado e não vem solucionar o problema. Açude esse que poderia ser a solução para todos estes problemas da falta de água que hoje preocupa a Região.  Como você vê este problema?
WALKEI - Qualquer benfeitoria que seja feita para solucionar o problema é bem-vindo Falar sobre o açude Poço de Varas é desestimulante, porque é como uma bola de neve despencando de uma serra, o assunto passa do Governo Federal para o Governo Estadual e não sai do papel e, quem mais sofre com tudo isso é a população da Região, a gente apenas se contenta com a batalha dos prefeitos Expedito, Pachica e Dr. Dario, na busca por esta obra. 
TRIBUNIVERSAL - Você já conquistou seu objetivo de vida? Se não, qual? Tem alguma coisa em especial que gostaria de mencionar para a sua família, para os amigos? Fique à vontade.
WALKEI - Eu acredito que o nosso objetivo ele se renova de minuto em minuto. Acredito que enquanto o ser humano tiver vida o seu objetivo se renova a cada manhã.
TRIBUNIVERSAL - Com relação a dificuldades, acredito que, por mais que eu queira imaginar uma vida fácil no seu desenvolvimento educacional; na sua formação como pessoa, gostaria de ouvir da sua própria boca quais foram estas dificuldades?
WALKEI - Todo mundo tem dificuldades na vida, mas, com esforço, confiança, muita determinação, gostar do que faz, sem isso a gente não chegaria a lugar algum.
TRIBUNIVERSAL - Como você se tornou pregoeiro? O que foi preciso fazer em termos de habilitação técnica?
WALKEI - Tudo começou em 2006, na gestão do ex-prefeito Dr. Galeno Torquato; foi ele quem me convidou e aceitei este convite, especial, de confiança. Veio a fase do aprimoramento para adquirir habilidade no cargo, fiz, em torno de 27 cursos, no qual destaco três: ‘Execução Orçamentária’, realizado pelo TCE-Tribunal de Contas do Estado; ‘De Olho Vivo no Dinheiro Público’ , pela CGU-Controladoria Geral da União e o ‘Curso de Aperfeiçoamento de Pregoeiro’, em Foz do Iguaçu, durante o Congresso Brasileiro de Pregoeiros.
TRIBUNIVERSAL - Até mesmo por questão de utilidade pública, de informação, já que a maioria da população não sabe o que é pregoeiro e, como é feita uma licitação pública, explique para a gente?
WALKEI - Licitação é um processo de compras da administração pública que tem como intuito adquirir a proposta mais vantajosa para o município. E, pregoeiro é, para mim, uma função muito indispensável na administração pública, por ser o profissional responsável pelos processos licitatórios, trazendo para o município benfeitorias, como: a contratação do serviço qualificado e a compra dos serviços com qualidade, sempre buscando a melhor vantajosidade, com menor preço, gerando economicidade para os cofres da administração pública. Resumo como ponto inicial para execução orçamental em boa parte.
TRIBUNIVERSAL - Nestes 7 anos, como pregoeiro, quais foram as suas maiores oportunidades atuando nesta área?
WALKEI - Todas as oportunidades que tive foram importantes. Nesses 7 anos, tive oportunidades de realizar licitação junto ao DNOCS-Departamento Nacional de Obras Contra as Secas pela prefeitura de Dr. Severiano; já atuei num período de 3 anos no município do Venha-Ver; já realizei licitação na Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Pessoa e nas prefeituras de Coronel e São Miguel. Atualmente, estamos em fase de aquisição de um veículo 0 km para a Câmara Municipal de São Miguel. Então, as oportunidades eu as sintetizo da seguinte forma, todas são importantes e tem o seu significado individual, dentro de sua própria importância.
TRIBUNIVERSAL - Como você vê o atual momento dos prefeitos Expedito Salviano do Venha-Ver; Pachica de Coronel João Pessoa e Dr. Dario Vieira de São Miguel?
WALKEI - Eu vejo eles com uma efetiva preocupação pelo zelo do dinheiro público; ao mesmo tempo sinto que eles não medem esforços para conseguir seus objetivos.
TRIBUNIVERSAL - O que dizer do nosso trabalho?
WALKEI - Esse seu trabalho é de grande importância no município e na Região; tem por objetivo levar a notícia a quem não tem acesso, precisa ser melhor valorizado.
TRIBUNIVERSAL - Qual a obra física que precisa ser feita na Região?
WALKEI - O açude Poço de Varas.
TRIBUNIVERSAL - Agradecimento?
WALKEI - Sim, sempre temos a quem agradecer. Em primeiro lugar a Deus, depois à família, aos companheiros de trabalho e, por fim, àqueles que abriram as portas me oferecendo oportunidades.

ENTREVISTA (10a16/3/2013)
HELTÔN, DIRETOR DO ELISIÁRIO É O NOSSO ENTREVISTADO DA SEMANA 

Heltôn, diretor do Elisiário
FOTO: JC

Filho de Leopoldo Rodrigues e de dona Terezinha Borges de Carvalho, de família humilde de nossa sociedade, o nosso entrevistado especial de estreia do blog TRIBUNIVERSAL tem por objetivo ser uma pessoa útil para a sociedade. Leiamos, na íntegra, o que ele pensa sobre o seu atual momento como diretor da E. M. Elisiário Dias; quais os projetos educacionais da escola; o que significa educação para ele; qual o grande segredo para o sucesso da boa administração; o que a escola se propõe realizar  com exclusividade para os alunos portadores de deficiência durante a sua gestão como diretor; qual a importância da cultura; o que acha da liberdade de expressão numa cidade como São Miguel, e por fim, encerra fazendo agradecimento direcionado ao atual gestor do município.


José Heltôn Borges de Carvalho, 30 anos, separado, uma filha, mora no Sítio Cachoeira, município de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte. É pedagogo, formado pela UVA-Universidade Vale do Acaraú, com especialização em Gestão Educacional pela FIPE-Faculdades Integradas de Patos/PB; cursando Língua Espanhola na UERN-Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; também, cursando especialização em Libras-Língua Brasileira de Sinais pela UNICID-Universidade Cidade de São Paulo/Fortaleza. Atualmente é o diretor da Escola Municipal Elisiário Dias; exerce, também,  a função como professor na rede municipal de ensino no município de Pereiro Estado do Ceará, e na FAIBRA-Faculdades Integradas do Brasil. De uma família humilde, Heltôn já cresceu tendo como objetivo definido em seu desenvolvimento humano - questão que ele diz ser bem pessoal - se tornar útil à sociedade. Ele é filho de Leopoldo Rodrigues de Carvalho e dona Terezinha Borges de Carvalho e tem quatro irmãos: Margareth, Marlúcia, Heduiges e Eugênio. É o nosso entrevistado especial da semana.
TRIBUNIVERSAL - Já que o seu objetivo pessoal sempre foi se tornar uma pessoa útil para a sociedade, conquistar este cargo de diretor de uma importante instituição de ensino do município, no caso a Escola Municipal Elisiário Dias, com mais de 70 funcionários, você está se sentindo útil de alguma forma?
HELTÔN - No momento estou me sentindo muito útil. 
TRIBUNIVERSAL - Por quê?
HELTÔN - São vários: Pelo fato de ter sido ex-aluno desta instituição; ter trabalhado aqui, quase 10 anos; ter conhecido a realidade de tudo isso; poder colocar em prática as ideias que surgiram na minha vivência dentro desta escola, tudo isso está me tornando uma pessoa muito útil.
TRIBUNIVERSAL - Como você espera superar as dificuldades do dia a dia na escola?
HELTÔN - Em primeiro lugar estabelecendo parceria com os funcionários, tratando com justiça e conscientizando a todos do importante papel que cada um desempenha dentro da instituição.
TRIBUNIVERSAL - O que significa Educação para você?
HELTÔN - Educação é um ato social, é uma atitude de amor e um direito de todos. É responsabilidade da família e um dever do Estado. Devendo ser um compromisso de todo cidadão.
TRIBUNIVERSAL - Ser diretor de uma instituição como a E. M. Elisiário Dias é um cargo de confiança do prefeito, qual a tua perspectiva para o mandato dele?
HELTÔN - Eu acredito na competência e nos projetos apresentados pelo gestor, isso porque é um projeto que se apoia numa construção coletiva onde o prefeito dá liberdade para a gente executar as nossas funções e nos cobra responsabilidade de desempenhar-mos um trabalho dentro de sua linha de pensamento.
TRIBUNIVERSAL - Dentro desta linha, a dos projetos de educação qual a proposta do município, da escola para os alunos portadores de deficiência?
HELTÔN - Esta é uma ótima pergunta que respondo com a maior satisfação. Dentro deste contexto, existe uma proposta nossa de estruturarmos fisicamente uma sala para atendimento especializado a portadores de deficiência; esse espaço já possui e já temos uma boa parte dos equipamentos, está faltando apenas instalar o ar-condicionado e os computadores; já temos um professor que está sendo preparado para o trabalho com essas crianças e, temos, também,  o acompanhamento nas 4ªs feiras de uma fonoaudiólogo, fazendo o levantamento de triagem dentro de sua especialidade. E, é um desejo nosso conseguir-mos cursos preparatórios para nossos professores que trabalhem diretamente com crianças especiais.
TRIBUNIVERSAL - Qual a importância da cultura na educação de uma cidade em desenvolvimento como é São Miguel?
HELTÔN - A cultura é um dos fatores mais importante e marcante do povo, sendo ela popular ou erudita. Resgatar as tradições culturais do nosso povo, investir em espaços onde essa cultura possa ser trabalhada - nas escolas, em centros de referências, teatros e praças de eventos - e em pessoas que tenham desejos de desenvolver atividades culturais, manifestações conscientes e responsáveis que pode ser através da escrita, da arte, como: pintura, escultura e teatro, tudo isso é muito importante para o município desenvolver em termos de cultura.
TRIBUNIVERSAL - Heltôn, a liberdade de expressão tem tudo a ver com a liberdade cultural, com a democracia livre, uma palavra sobre a imprensa livre, os meios de comunicação.
HELTÔN - A liberdade de expressão precisa ser livre. Os meios de comunicação eles são importantes no sentido de que possamos ter ciência dos fatos e as notícias que acontecem em nossa cidade, nos torna  mais informados das ações e acontecimentos.
TRIBUNIVERSAL - Não gostaria de encerrar esta entrevista cerrando uma porta e sim, deixando uma fresta para novas entrevistas futuras já que, tanto você está iniciando um trabalho desbravador como diretor nesta escola, como nós que estamos iniciando a árdua tarefa de bloggueiro, suas palavras finais.
HELTÔN - Jair, gostaria de encerrar fazendo um agradecimento sincero ao prefeito Dario Vieira por ele ter me convidado para assumir a direção do Elisiário Dias, ter acreditado em meu potencial, na minha qualificação profissional, nas minhas ideias e principalmente na minha garra para fazer do Elisiário Dias uma referência em qualidade de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário