CORONEL

EDUCAÇÃO
Turma de Pedagogia 2012.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú de Cel. João Pessoa realizou aula de campo em Mossoró-RN
Acadêmicos de Coronel
DE: William Felix de Andrade
TRIBUNIVERSAL - 21.4.2013
Os acadêmicos do curso de Pedagogia Licenciatura Plena do Pólo de Coronel João Pessoa, realizaram ontem 18/04 uma aula de campo na cidade de Mossoró, RN. A aula realizada dentro da disciplina Educação Especial teve como foco principal visitar os centros educacionais que atuam na busca de melhorar as condições de vida das pessoas que tem deficiências.
No primeiro instante a turma visitou a Associação de Pais e Amigos Excepcionais-APAE, onde tiveram um contato com o corpo da instituição e poderão ver como é realizado o trabalho na referida que funciona na cidade desde o ano de 1973, sendo uma instituição que atende deficiências múltiplas e intelectuais.
O segundo momento foi à visita na Associação dos deficientes visuais de Mossoró-ADVM, onde a turma acompanhou de perto depoimento de pessoas com problemas visuais e suas atividades que realizam nesse centro, na busca de sua formação. Como também foram apresentados pelas professoras os diversos métodos que as mesmas utilizam no seu dia a dia, fazendo com que os deficientes visuais se sintam com mais carinho e assim criem mais gosto e vontade de viver, como também apresente sinais de superação e passem a apresentar exemplos para os demais que possuem essa deficiência.A ultima visita foi ao DAIN, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte onde conheceram um pouco da formação dos profissionais que atuam na instituição e também como é feito o processo seletivo dos mesmos dentro da Universidade e os meios que os mesmos utilizam para li darem com as pessoas com necessidades especiais.
Diante da aula a turma ficou bem satisfeita com as ações que são realizadas nas instituições visitadas e ainda teve o prazer de assistir apresentações e também contribuir para o desenvolvimento das mesmas.
Tendo em vista um grande crescimento das instituições citadas a turma pode trazer um pouco desses ensinamentos para que possam futuramente ser postos em prática dentro da nossa comunidade e em nossas instituições escolares e assim tentar melhorar o convívio das pessoas com necessidades especiais dentro de nosso município, pois todos nós somo iguais, só apresentamos aspectos diferentes uns dos outros


Prefeito Pachica de Cel. João Pessoa e o ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato buscam apoio de Garibaldi Alves para a construção da Barragem Poço de Varas
Pachica, Garibaldi e Galeno

     O ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato acompanhado do Prefeito de Coronel João Pessoa Francisco Alves – Pachica que cumpre agenda em Brasília/DF foram recebidos pelo Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Na conversa o tema principal foi a Barragem Poço de Varas, obra que vai beneficiar vários municípios da região do alto oeste potiguar.
     O médico Galeno, o Prefeito Pachica, assim como o atual Prefeito de São Miguel Dario Vieira, também somam suas forças nesta luta juntamente com Prefeitos das cidades vizinhas como Expedito Salviano de Venha Ver que busca o apoio do Deputado Federal João Maia e o atual Prefeito da cidade de Dr. Severiano Carlos Aquino que ao lado do ex-prefeito Francisco Neri, busca apoio da Deputada Federal Fátima Bezerra.
     Nesta soma também está o Deputado Federal Fabio Faria que em reunião recente com Galeno Torquato e Pachica se comprometeu em investir seus esforços para termos uma resposta concreta. São importantes nomes políticos do nosso estado que significam influência e voz ativa em Brasília.
     Para o Prefeito Pachica, “todos aqueles que recorremos são nomes e forças que se somam para que finalmente os recursos sejam destinados e a obra seja realizada. Nosso povo aguarda ansioso por isso”. “Esta é uma reivindicação de mais de 70 anos do nosso povo e temos tido o apoio firme do deputado Fábio Faria desde que ele assumiu o primeiro mandato como deputado federal”, relata o prefeito Pachica.
     O ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, completa: “Nossa região é uma das que mais sofre com a falta de água nos períodos de seca como esta que enfrentamos há pelo menos um ano. A Barragem Poço de Varas vai nos ajudar muito, tanto no abastecimento às moradias quanto para a agropecuária”.
     Projeto - O projeto da Barragem Poço de Varas se encontra pronto e foi entregue pelo Prefeito Pachica nas mãos de Garibaldi com o pedido de inclusão efetiva no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC/SECA, ocasião em que o Ministro se mostrou bastante sensível a preocupação com o enfrentamento do período de estiagem na região potiguar e afirmou que compreende a importância da obra, prometendo empenho para tratar do assunto diretamente com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
     Obra - A Barragem Poço de Varas barrará o Riacho Encanto, que fica a quatro quilômetros de Coronel João Pessoa, e vai contar com uma capacidade de armazenamento de 25 milhões de metros cúbicos. O reservatório será um dos maiores do Alto Oeste e beneficiará diretamente, também, os municípios de São Miguel, Encanto, Doutor Severiano e Venha Ver.
Postado por São Miguel News 





CORONEL JOÃO PESSOA
Secretaria Municipal de Educação 
de Cel. João Pessoa 
abre seleção para preenchimentos de 
55 vagas de alfabetizador do 
Programa Brasil Alfabetizado

     SITE: SÃO MIGUEL NEWS
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Cel. João Pessoa, está tornando público que estarão abertas as inscrições para a Chamada Pública nº. 001/2013, destinada à seleção de candidatos ao preenchimento de vagas para a prestação de serviços voluntários por tempo determinado de oito meses para atuação direta no Programa Brasil Alfabetizado que no âmbito municipal é denominado de “Compromisso Educação Para Todos”. 
Conforme o edital, a chamada pública, será realizada sob a coordenação técnico-administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a lotação do candidato que vir a ser aprovado se dará em escolas e/ou espaços da comunidade onde ocorram turmas de alfabetização conforme necessidade e conveniência administrativa. No total serão ofertadas 55 vagas, sendo 49 imediatas e 6 para cadastro reserva.
     As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 12 de abril e devem ser realizadas junto a Secretaria Municipal de Educação que fica localizada à Rua João Rufino, nº 110, Centro de Coronel João Pessoa. No ato da inscrição o candidato deve apresentar a ficha de inscrição preenchida de próprio punho pelo candidato, cópia e original da Cédula de Identidade; CPF; Histórico Escolar do Ensino Médio e Comprovante de residência. Para participar da seleção o candidato deve ter completado 18 anos de idade, ter no mínimo formação em Nível Médio completo e preferencialmente ter participado da etapa do Brasil Alfabetizado ou RN Caminhando em anos anteriores.
     A avaliação dos candidatos ocorrerá no dia 15 de abril da Escola Municipal Dr. Severiano no horário das 19 hs ás 21 hs e se dará através de prova subjetiva por meio de uma dissertação sobre o tema divulgado na data da prova, sendo apresentadas 03 (três) opções, para escolha apenas de um único tema para dissertação pelo candidato. A prova dissertativa será baseada em interpretação de fatos e conhecimentos gerais, e será regida pelo programa de redação oficial. Serão classificados os candidatos com melhores notas, por ordem decrescentes de classificação até o limite de vagas.
     Os alfabetizadores aprovados serão submetidos a curso de Formação Inicial, com carga horária mínima, de 40 horas presenciais com frequência mínima de 90% (noventa por cento). Será atribuição dos alfabetizadores lecionar nas turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos, acompanhar e registrar a frequência dos alunos, receber/acompanhar/orientar as produções mensais dos alfabetizandos,  registrar as produções dos jovens e adultos através dos relatórios de sala de aula e supervisão de atividades programadas, aplicar os testes diagnósticos no início e no final dessa etapa do programa, realizar planejamentos individuais e coletivos e desenvolver um Projeto Cultural que culminará com o encerramento dessa etapa do PBA – 2013.



EDILSON NUNES
TRIBUNIVERSAL ESTREIA EDILSON NUNES, COLUNISTA SOCIAL, DE CORONEL, RN,  NO BLOGGUER
DE: EDILSON NUNES
EM: 29/03/2013
PACHICA
FOTO: EDILSON NUNES
Esta foto é do arquivo do jornal Nazaré Notícias 
de 2011, o prefeito está junto com a esposa a 1ª dama e a filha
     Depois que foi reeleito continua sendo um ótimo prefeito fazendo uma boa administração, na saúde, na educação, na limpeza, a grande novidade, logo no início do seu 2º mandato foi o asfaltamento das principais ruas do centro da cidade. Muitas cidades de porte maior, na Região, não estão asfaltadas, Coronel teve este privilegio, já está, graças ao prefeito Pachica!

DE VOLTA
FOTO:VEREADORJUNIORMAIA.BLOGSPOT.COM
Praça São José, centro de Coronel João Pessoa/RN
     Estamos de volta para divulgar as notícias sociais da nossa cidade, Coronel João Pessoa, no Estado do Rio Grande do Norte: aniversariantes, eventos, shows, agora, tudo via internet. De coronel, no RN, Brasil, para o mundo. Se você quer participar procurem Edilson Nunes, esta figura que vos escreve, colunista social, na rua Antero Marques, 20, centro de Coronel João Pessoa.

PASTOR EDNALDO DOMINGOS
FOTO:BLOGGUER:PASTOREDNALDODOMINGOS
Pastor Ednaldo Domingo da Assembléia de Deus 
de Coronel João Pessoa, Estado do Rio Grande do Norte
     Esteve em Natal, na última Segunda-feita, o pastor Ednaldo domingos, da Igreja Assembleia de Deus de Coronel João Pessoa, participando da Conferência dos pastores do Estado do Rio Grande do Norte. A cidade está de parabéns por ter um pastor ‘blogueiro’, ele faz parte de um clube elitizado da NET. É um pastor amigo, trabalhador, sempre presente, amigo dos amigos.

SECA
FOTO:BLOGS:DIARIODONORDESTE.COM.BR
Este é o maior drama do nordestino, a seca, 
e a consequência você está vendo na foto
     A  população de Coronel João Pessoa sofre por causa da seca. A falta d’água em nosso município deixa todo mundo preocupado. Estão comprando água, pouco e cara. Tudo é com a permissão de Deus, até a seca.

A BARRAGEM
FOTO: JAIR CORDEIRO
Leito do Rio São Gonçalo, local onde será 
feita a barragem Poço de Varas. Cadê a parede?
     A barragem do Poço de Varas se tornou a barragem da promessa. Só lembram da barragem na época da eleição. Como se aproxima a campanha para deputado estão prometendo que dessa vez agora sai a ‘bendita’ barragem poço de varas. Você acredita? Eu não! É uma maneira deles se elegerem, mas uma vez ‘enganando’a consciência do povo e a barragem sem ser feita.


TEXTO E FOTO:DO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CEL JOÃO PESSOA

Centro de Coronel João Pessoa recebe cobertura asfáltica

Investimentos constantes no município marcam ações do Prefeito Pachica
     Acaba de ser concluída a cobertura asfáltica do centro da cidade de Coronel João Pessoa. Esta é mais uma conquista valiosa do nosso Prefeito Pachica que teve o apoio do Deputado Estadual Raimundo Fernandes e sua intervenção junto ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagem/RN.
     A mudança agradou bastante a população que sente a comodidade no trânsito e o crescimento do município a cada novo investimento do Prefeito Municipal em sua busca permanente por parcerias com o Governo do Estado e Governo Federal.  O centro da cidade de Coronel João Pessoa em breve receberá também o palco fixo para festividades locais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário