EDITORIAL

EDITORIAL
POLÍTICA
DOMINGO HISTÓRICO
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 30.06.2013 - 10:40
Os meios justificam os fins, principalmente quando vemos tantas reclamações do povo brasileiro. Por que este Domingo, 30 de junho, se tornou uma data importante demais para nós tupiniquins? Primeiro, porque, pela primeira vez, nos meus cinquenta e quatro anos vividos, nunca tinha visto um deputado federal em seu pleno mandato político, ser preso. O que tem este fato com este Domingo? Muito simples, respondo, é o primeiro Domingo que Natan Donovan vê o sol nascer quadrado, como qualquer presidiário comum, coisa incomum neste Brasil, hoje, diferente; segundo, porque, a credibilidade da presidenta Dilma Rousseff despencou de tal forma em pesquisa feita pelo jornal paulista Data Folha, que o recurso encontrado e utilizado pelo Governo Federal para trazer de volta esta mesma credibilidade política foi oferecer à Nação um plebiscito ‘obsoleto’ para tratar da reforma política, como que se escondendo das urgências dos setores de modalidades urbanas, do mal atendimento, como: dos setores de modalidades urbanas; do mal atendimento nas redes hospitalares e a desvalorização do ensino educacional, chegando ao cúmulo de fato como o que acontecer em Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, quando o prefeito Raimundão, e mais 9 vereadores da Câmara Municipal, diminuíram o salário dos professores da rede municipal de ensino daquele município. O que tem este fato com este Domingo? Muito simples, é o primeiro Domingo que a presidente Dilma sabe que pode não se reeleger para o seu segundo mandato. Alem destes fatos, este Domingo é importante, também, porque vai acontecer, ás 7 da noite, a grande final da Copa das Confederações, Brasil e Espanha, o confronto futebolístico tão esperando pelo mundo do desporto, e para abrilhantar o espetáculo, o evento será realizado no Maracanã.



QUEM SERÁ O SECRETÁRIO?
As oportunidades são para serem conquistadas e ai daqueles que se arrependem destas oportunidades na velhice. Se São Miguel é uma cidade equidistante de uma metrópole com requintes de uma política agitada, como existe em Natal e Mossoró, podemos aqui estrear dizendo em comparação à população que não ficamos devendo a estas cidades no que diz respeito o acirramento político que estamos vendo nos últimos dias. O que vemos é uma chuva de cadeiras, 'subjetivamente falando', que só será melhor explicado na sessão da Câmara Municipal na noite de amanhã, 24 de maio, às 19 horas. Na última sessão, Sandra Flor foi eleita presidenta da casa para mais dois anos de mandado, o que poderá ser confirmado nesta sessão de amanhã. E como é que fica a situação de Zé de Nozim? A de Chiquinho, que deixou a pasta da Ação Social? Quem será o secretário? Quem será o próximo vereador que irá se afastar das função da casa do povo? São indagações que estamos buscando respostas e que podemos antecipar um bom nome se caso houve o afastamento: Toinho de Fátima. Suposições, são apenas suposições, como na política tudo é muito dinâmico, as coisas podem mudar a qualquer momento. É apenas um bom nome que ainda não temos certeza.


TRIBUNIVERSAL



DIA MUNDIAL DA LIBERDADE 
DE IMPRENSA
A condição da liberdade

A liberdade é um imperativo do desenvolvimento humano e, como tal, não comporta adjetivos nem graduações. A liberdade existe de forma plena ou não existe. A condição de poder ser livre de um é o pressuposto da liberdade de todos. É preciso ter essa consciência para celebrar, hoje, 3 de maio, é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A liberdade de imprensa é a garantia da liberdade de toda sociedade. A censura é contrária à pluralidade de opiniões, à diversidade de propostas, ao debate de ideais; oprime, desacredita e mata tudo que leva ao exercício social do aperfeiçoamento da cidadania. Tentar controlar a imprensa, seja por meio do aparato/policial do Estado, por chantagens econômicas ou através de pressões de “conselhos” a serviço de interesses dos grupos que estão no poder, é tanto retrógrado quanto anacrônico, haja vista que as redes sociais na internet (facebook, twitter, instagram etc.) não comportam nenhum limite de alcance e divulgação dos fatos.  Abusos dessa liberdade nos noticiários? Atos irresponsáveis de jornalistas? Eles ocorrem e se repetem, é verdade. Não são de hoje. Em 1830, Libero Badaró – o patrono da liberdade de imprensa no Brasil – já os reconhecia e advertia que não é por causa de maus juízes, maus padres e maus maridos que seria racional a supressão da magistratura, da religião e do matrimônio. E completava: “Contra os abusos existem as leis”. Em uma democracia, jornais e jornalistas podem ser questionados e até processados. Se estiverem errados, que assumam a responsabilidade legal pelo mau jornalismo que praticaram. O mercado de leitores livres para escolherem o que ler, ver e ouvir, também saberá julgá-los pelo critério da credibilidade, elegendo o bom jornalismo como confiável.
Liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e acessar informação (usualmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado. Embora a liberdade de imprensa seja a ausência da influência estatal, ela pode ser garantida pelo governo através da legislação. Ao processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão chamamos censura. A liberdade de imprensa é tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos pontos de vista, incentivando o debate e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos. Contudo, é vista como um inconveniente em sistemas políticos ditatoriais, quando normalmente reprime-se a liberdade de imprensa, e também em um regime democrático, quando a censura não necessariamente se torna inexistente. Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores [quem?], o termo "imprensa" pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. De qualquer forma, a liberdade de imprensa corresponde à comunicação através da mídia, como jornais, revistas ou a televisão enquanto a "liberdade de expressão" se aplica a todas as formas de comunicação como, por exemplo, nas artes. De acordo com a organização Repórteres sem fronteiras, o Brasil ocupa a 99ª posição do ranking de liberdade de imprensa em 2012, dentro de uma lista composta por 179 países. O relatório aponta uma queda no índice em relação ao ano de 2011. 
* SÃO MIGUEL: Precisa urgentemente de ser jornal, o 
TRIBUNA INDEPENDENTE precisa volta! 
Jair Alves Cordeiro






.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X


EDITORIAL
(Sem 21 a 27/4/2013)

Por mais que a nossa percepção de ética possa nos dizer que estamos certos, não encontro argumentos para entender o que aconteceu em Natal, nesta última semana, na reunião de lideres políticos que envolveu os maiores representantes eleitos, deputados estaduais e o atual presidente da Casa dos deputados federais, e em nenhum momento se urgiu para a Região da Serra do Camará para se falar sobre a barragem poço de varas.
Entendendo que o problema da seca é urgente. que a água 'no pote' do agricultor míngua; que o recém-nascido chora não pelo leite materno, mas pela dor dos pais vendo a rês morrer no curras, sem pasto;  entendendo a precariedade do momento, e a paliatividade da escavação do poço ser mais avanço para se chegar à água, do que uma obra faraônica, como é a barragem poço de varas, só assim posso entender porque o nosso representante na Assembleia Legislativa ter se omitido para a questão.
Não irei me alongar para dizer que a minha neta 'Ana Cecília', vai ver e sentir o que sinto agora, o descaso de 98 anos de um povo que vê no papel uma barragem projetada e nunca ter saído deste bendito papel que já deve ter virado rascunho.
A editoria.


CHIQUINHO FALA QUE GALENO É CANDIDATO FORTE PARA DEPUTADO ESTADUAL NO RIO GRANDE DO NORTE PORQUE SAIU FORTALECIDO DEPOIS QUE ELEGEU DR. DARIO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM SÃO MIGUEL
Chiquinho, na Secretaria
JAIR CORDEIRO
PUBLICADO EM 24/03/2013
FRANCISCO MANOEL DE QUEIROZ, (DEM) 48 anos de idade, mais conhecido como Chiquinho de Manoelzinho, casado com dona Betânia, 4 filhos, Eugênio, Eduardo, Rodrigo e Lara Beatriz, mora na rua Luís Carlos, bairro Maria Manuela, em São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte. É o atual secretário municipal do Bem Estar Social, Trabalho e Habitação da Prefeitura Municipal de São Miguel, administração do prefeito Dr. Dario Vieira de Almeida. Está licenciado do seu 2º mandato como vereador, já exerceu a função pública, na gestão do ex-prefeito Dr. Galeno Torquato, como Secretário de Agricultura, foi agente de saúde por 8 anos, lotado pela secretaria de saúde do município, trabalhou no Sítio Agreste, também, no Hospital Áurea Maia de Figueiredo 2 anos, e foi presidente da Câmara Municipal da cidade em seu 1º mandato. Iniciou a sua vida pública no ano de 2000. Ele tem o Ensino Técnico pelo Catarina de Siena. É o nosso entrevistado especial desta semana (24 a 30/3/2013) do blogguer TRIBUNIVERSAL.
TRIBUNIVERSAL - Chiquinho, vamos iniciar a nossa entrevista perguntando para você qual o seu objetivo pessoal, como homem público?
CHIQUINHO - Meu objetivo pessoal é me manter como um homem público para que possa ajudar os meus conterrâneos. Por que estando na política eu posso ajudar melhor as pessoas amigas.
TRIBUNIVERSAL - As dificuldades secretário, como os senhor sintetiza as dificuldades quando as encontra, neste percurso de vida pública?
CHIQUINHO - Sinceridade, acredito que em tudo existem dificuldades e na vida pública não é diferente, a nossa maior dificuldade é quando a gente quer uma coisa para o município e a gente encontra obstáculos para conquistar nosso objetivo e, digo mais, a maior dificuldade diz respeito às condições financeiras.
TRIBUNIVERSAL - Com relação o requerimento 002/2013 de autoria do vereador José Edmilson, apresentado na primeira sessão da Câmara Municipal, deste ano,  que solicita esforços da administração municipal no sentido de realizar a reabertura da Avenida Ilumina nas proximidades do Parque da Lagoa, o senhor está à favor ou contra?
CHIQUINHO - Sou contra, porque existe uma proposta do prefeito atual, Dr. Dario Vieira, de indenizar as duas casas de propriedade do sr. Antonio Nunes, com o objetivo de alargamento daquela avenida, procurando facilitar o tráfego de veículo, tanto para quem vem, quanto para quem vai, para Coronel João Pessoa, município vizinho a nossa cidade. Além, do mais, é preciso destacar aqui, e deixar bem esclarecido para a população de São Miguel, que antes de tudo é preciso termos a consciência para a questão preservação da nossa história, da nossa cultura, no que diz respeito a própria história de São Miguel, da Lagoa, do desbravador e descobridor Manoel José de Carvalho, foi na beira desta lagoa que começou a nossa história e, quanto mais a gente procurar preservar esta obra turística, melhor será para a população.
TRIBUNIVERSAL - Dr. Galeno, em sua visão Chiquinho, é um candidato forte, na Região, para concorrer a deputado estadual pelo Rio Grande do Norte?
CHIQUINHO - Sim, porque ele saiu fortalecido da última campanha para prefeito, em São Miguel, ao conseguir eleger o seu candidato, Dr Dario. Fez uma administração exemplar no município de São Miguel, é um político sério, organizado, e aos poucos ele vai conseguindo conquistar lideranças entre os prefeitos da Região e outras lideranças que mesmo derrotadas nas últimas eleições, estão abraçando a candidatura de Galeno em seus redutos eleitorais.
TRIBUNIVERSAL - Na secretaria, Chiquinho, qual a sua meta?
CHIQUINHO - Manter um padrão de trabalho específico da administração passada, não quero dizer com isso, copiar, mas, aprimorar cada vez mais, podendo, assim, trabalhar diretamente com as pessoas do município.
TRIBUNIVERSAL - Qual a perspectiva para a atual gestão do prefeito Dr. Dario Vieira (PR) como prefeito do município de São Miguel?
CHIQUINHO - A minha perspectiva, pelo que eu o conheço, homem de caráter que ele é, trabalhador, sempre  esteve ao lado do povo, com certeza em seu 3º mandato como prefeito do município de São Miguel, irá, incansavelmente, trabalhar dando continuidade a administração do prefeito anterior e irá, também, melhorar os pontos mais carentes que ofereçam melhorias para a sociedade.
TRIBUNIVERSAL - Qual a obra que falta fazer na Região que possamos dizer, assim: vai ajudar a população de São Miguel?
CHIQUINHO - A primeira, mesmo, é o Açude Poço de Varas, em termos de obra, o açude seria a salvação, porque há muito tempo que a gente escuta promessa de alguns políticos. Ultimamente quem tem abraçado esta causa tem sido Dr. Galeno Torquato, ele tem buscado junto aos órgãos federal (DNOCS) e estadual (A GOVERNADORIA) e, depois, tem, também,  a conclusão do Torquatão, aquela obra serviria à população  para realização de eventos, shows, competições de futebol. São as obras físicas que faltam em São Miguel.
TRIBUNIVERSAL - E o nosso trabalho, o trabalho da imprensa, quer seja através do jornal, o Tribuna Independente, agora, o Blogguer, em sua ótica, como o senhor vê este desenvolvimento social?
CHIQUINHO - É fundamental, para que possa manter a população informada. É onde se divulga a nossa cultura, o nosso povo a nossa história.
TRIBUNIVERSAL - Suas palavras finais, secretário-vereador.
CHIQUINHO - Quero encerrar fazendo agradecimentos. Primeiro a Deus, a minha família, àqueles que confiaram em mim e me elegeram para mais um mandato como vereador, ao prefeito Dr. Dario Vieira pela confiança depositada em mim e, principalmente pelo convite feito para assumir a secretaria municipal do Bem Estar Social, Trabalho e Habitação do município.


EDITORIAL (17 a 23/3/2013)
Argumentação
Existem pessoas que buscam argumentos para justificar a não realização. Se fizermos uma comparação ‘Os meios justificam os fins’, com ‘Os fins justificam os meios’, de Nicolau Maquiavel, pensador absolutista, que em ‘O Príncipe’, seu livro mais famoso, mostrou para o mundo seus conhecimentos práticos sobre política quando se tornou secretário da Segunda chancelaria da república de Florença, na Itália, aos 29 anos de idade (nasceu em 469, morreu em 22/6/527), podemos afirmar que, tanto a primeira afirmação: ‘O meios justificam os fins’, quanto a Segunda, ‘Os fins justificam os meios’, respectivamente se coadunam no contexto dos chavões.  No caso, a primeira frase adapta-se muito bem na área publicitária, mais especificamente, na do vendedor bem-sucedido, rico, proprietário de mansões, carrões importados, fazendas, podendo fazer viagens pelo mundo a hora que bem entender e no segundo caso, ‘Os fins justificam os meios’ , Maquiavel defende a tese de que para o governante ser bem-sucedido, deve equilibrar a virtude e a fortuna afim de assegurar seus interesses políticos e o seu poder. Existem pessoas que buscam argumentos para justificar porque nasceu pobre; porque cresceu sofrendo o pão que o diabo amassa; porque não consegue conquistar seus objetivos; por chorar, murmurar e só lamentar; porque reclama de tudo; tem pessoas que justificam até o momento da morte. E a resposta a todas estas justificativas está na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus: Salomão. Ele disse: ‘Que proveito tira aquele que trabalha daquilo em que se afana? Eu observei a tarefa que Deus deu aos homens, tudo fez formoso, conheci que não há para eles coisa melhor que se alegrar e passar bem e sua vida e, também, que é dom de Deus que tudo coma e beba e goze do produto de todo o seu labor’. Ec. 3. 9-13. Argumento racional é o argumento justificável. 
A editoria


EDITORIAL ESPORTIVO - 14.03.2013
LIBERTADORES

CORINTHIANS 3X0 E GALO 100% VENCEDOR

FOTO:UOL-MORUMBI, JOGO CORINTHIANS 3 TIJUANA 0
O Corinthians tornou fácil o que estava difícil diante do atrevido Tijuana, que vei para São paulo, para o Pacaembu, pensando que era o bicho papão da Libertadores, depois que venceu o Corinthians por 1 a 0 em seus domínios, lêdo engano depois dos 90 minutos da pugna de ontem. Vamos ao enrêdo do jogo do jogo: 
Renato Augusto aproveitou-se da fragilidade do lado esquerdo da defesa mexicana e depois de duas tentativas em que quase marcou, soltou uma bomba no travessão que Pato enfiou para fazer 1 a 0 e sair do campo, com um incômodo, trocado por Romarinho que, diga-se de passagem, encorpou o time do Tite. 

E daí para o segundo gol não demorou muito, em nova jogada de Renato Augusto, jogou demais,  que Guerrero complementou de maneira brilhante, numa virada seca e certeira da marca do pênalti, um bonito gol, é o artilheiro corintiano na Libertadores. 

O time que entrara em campo sob um mosaico da Fiel, sem sinalizadores e rojões, com as palavras BI MUNDIAL, devolveu o carinho da torcida com vontade e uma faixa ao entrar em campo: “O Pacaembu fica muito mais bonito com vocês”. 

E ficou mesmo, fato este comprovado só nas gargantas e nos corações, sem os receios retrógrados dos rojões e daqueles torcedores que tanto denegriram a imagem do nome corinthians pelo mundo afora, principalmente depois do falecimento do torcedor do San José, na Colombia. E o galo? Pois bem, blogueiros, e

m La Paz, lá na Bolívia, Tardelli marcou logo de cara o gol para o Atlético Mineiro e enquanto teve folego o time de Ronaldinho foi muito melhor. 

Mas passou a ceder espaço a medida em que o final do primeiro tempo se aproximava e acabou levando o inevitável gol de empate do Strongest. 

Vi mal o jogo na Bolívia porque estava ligado na MASTERTV, no jogo do Corinthians pela INTERNET, no Pacaembu e porque cansei de ver a altitude jogar bola e prejudicar os nossos atletas, dá pena ver o sofrimento deles. Vamos voltar para o segundo tempo do Corinthians: 
O Corinthians voltou mole como se o jogo estivesse terminado e o Tijuana veio para o tudo ou nada. 
E ameaçou o campeão mundial que parou de jogar, diante de 33 mil torcedores. 
Só Renato Augusto, brilhante, jogava realmente como um verdadeiro campeão mundial e diga-se de passagem, nem fora a Tóquio, rste jogava bem demais e Ralf era um gigante no meio de campo. 
Dos 30 aos 33 o Corinthians resolveu devolver o olé do Tijuana episódio que os corintianos não esqueceram da partida anterior, e quase Romarinho culmina fazendo um golaço. 
Os mexicanos perderam a cabeça, bateram muito, mas o árbitro, molóide, um verdadeiro calça-frouxa, não expulsou ninguém. 
E O Corinthians se aproveitou para fazer 3 a 0, com Paulinho, em jogada ensaiada de bola parada. 
Ainda fez um quarto gol, lindo, de Guerrero, depois de um chapéu de Paulinho, mal anulado pelo bandeirinha. já o
 Galo levava sufoco, mas, aos 24, por pouco, em contra-ataque, Jô não marca. 
E o óbvio aconteceu, foi o segundo gol 'boliviano' aos 36, mas contra, em mais um contra-ataque brasileiro: 2 a 1 para o Galo heroicamente 100%. Entenderam? OLHEM SÓ QUEM É O CORINTHIANS 2013: 
Os mexicanos, que estavam invictos e 100% sem levar gols na Libertadores, tomaram numa única partida de futebol, logo três no gramado de futebol do Morumbi, dos bi campeões mundiais de futebol, é bom relembrar que o campo não é de soçaite.
 FOTO:UOL-MORUMBI, JOGO CORINTHIANS 3 TIJUANA 0




EDITORIAL 

O professor, em homenagem a 1ª semana de aula em nosso município - São Miguel - e em nosso Estado RN, se isso pode ser considerado uma homenagem.

Educar é uma tarefa de todos nós. Vamos iniciar 2013 dizendo: ‘O trabalho enobrece a alma’, citando Rui Barbosa, em um daqueles lampejos varonis, que muitas vezes se parece com um patriotismo barato, onde a gente só se ressente que, quem trabalha nesse brasilis de meu Deus, são os menos favorecidos. Dizer aqui, que o rico trabalha, no pesado, dá duro, estaríamos mentindo para nós mesmos. Sabe por quê? Porque o rico não tem tempo para trabalhar, ele administra. Está acontecendo aquilo que em dezembro de 2009 na edição semanal do jornal Tribuna Independente documentava-mos: ‘melhorar a nossa educação’, criando um jornal semanal para, através desta façanha, capaz e carismática, com qualidade, divulgar os trabalhos e a cultura da cidade: ‘Essa foi a maior colaboração do Tribuna, interagir com a população em busca de modernidade com racionalidade’, disse Célio Nogueira, na época, assinante do jornal, atual professor de História na E. E. Gilney de Souza, em São Miguel/RN. Aos poucos o Tribuna Independente foi mostrando à população micaelense a outra face de uma realidade inconteste. Para não citar a palavra ‘verdade’ tão querida e buscada pelo filósofo grego, Sócrates, pela qual deu a própria vida, nos utilizamos da palavra ‘realidade’, adjetivando a própria realidade, que a maioria dos cidadãos micaelenses sabiam, e se não sabiam, não estavam nem aí para o ‘x’ da questão. Nesta viagem de descobertas, verdadeiros tesouros culturais, ficamos extasiados ao encontrar tantas pessoas querendo ver a cidade cada vez melhor. Vamos estrear o nosso editorial neste blog - TRBUNIVERSAL - falando do professor porque dentre todos os profissionais qualificados, este é o único que deveria ser chamado de doutor, porque é merecedor deste título e ninguém lhe chama assim; é quem educa a nossa criança quando muitas vezes não é educada em casa; é o professsor, é a professora, que faz doutores, advogados, contadores, e sequer leva esta alcunha, isso chega a ser uma desvalorização, verdadeira discriminação à classe. Seguindo algumas normas podemos fazer desta consciência uma verdade. São os olhos do jornalismo sério que faz com que as descobertas sociais possam vir à tona para ajudar uma população. Embora a gente esteja longe dos grandes centros urbanos, mesmo assim estamos nos aproximando da modernidade real de um mundo globalizado. Esta é a maior colaboração do Tribuna, ser a voz, o espaço, a busca por modernidade com racionalização. Esperamos poder preencher esta lacuna cultural, tão importante no desenvolvimento desta cidade, desta Região, deste povo, iniciando este trabalho editorial pelos nossos professores. Estamos iniciando o ano de 2013 imbuídos de nosso maior objetivo, a educação. Se o trabalho enobrece a alma eu não sei, mas que o trabalho dá um trabalho danado, isso eu sei! A única ressalva que deixamos aqui registrada é porque o ano letivo de 2013 em São Miguel iniciou tão tarde para os nossos estudantes? Essa é uma perda irreparável à educação das nossas crianças, dos nossos jovens, enfim, de todos.
A EDITORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário