sexta-feira, 12 de abril de 2013

ANA RUTH


ENTREVISTA ESPECIAL
ANA RUTH DIZ QUE LAGOA DE SÃO MIGUEL 
É O CORAÇÃO DA CIDADE, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, DEVE SER PRESERVADO 
E NÃO DELAPIDADO
FOTO:ARQUIVO DE ANA RUTH
Ana Ruth e agricultor
ANA RUTH RODRIGUES GUIMARÃES NUNES, 58, casada com ‘seu’ Firmino, 6 filhos, Ana Julieta, Juliana, Júnior, Bianca, Beatriz e Eristeu, residente no Calumbi, atual Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte é a nossa entrevistada especial da semana (14 a 20/4). Ela é filha do saudoso Raimundo Guimarães Nunes e dona Julieta Nunes, família de grande tradição na Região da Serra do Camará. Fez enfermagem pela escola Técnica, 1ª turma, em 75, na capital, Natal; Formada em Contabilidade e Pedagogia, em  Assu, pela Escola Juscelino Kubscheck. Foi vice-prefeita na gestão de dr. Acácio Campos; lecionou no IPE de Assu; trabalhou no Hospital Regional de São Miguel e trabalhou  na Santa Casa de Misericórdia no bairro Santa Cecília, capital de São Paulo, de 77 a 81; trabalhou na Policlínica de Assu; na Maternidade Januário Cicco, em Natal e, tem como bagagem e experiência os 6 anos que viveu como secretária de agricultura do próprio Dr. Dario em seu primeiro mandato, lembra ainda que foi, também, gestora do PRODER ESPECIAL, Programa de Desenvolvimento dos Municípios, por 2 anos.
TRIBUNIVERSAL - Sobre seu objetivo pessoal, conseguiu conquistar?
ANA RUTH - O que eu queria, era fazer medicina, era o meu grande sonho quando jovem, mas assim mesmo, ainda fiz enfermagem, que está inserido na área médica, pela Escola de Enfermagem, 1ª turma técnica de Natal, em 75, estou satisfeita.
TRIBUNIVERSAL - Conhecendo a senhora como eu conheço, com um vasto currículo, invejável, diga-se de passagem,  como mulher pública, não poderia deixar de lhe perguntar sobre as dificuldades. Me fale sobre as dificuldades no trato com o povão, teve?
ANA RUTH - Nenhuma! Sabe porque não tive nenhuma dificuldade? Porque quando eu entrei no hospital para atender como enfermeira na cidade de São Miguel e nas outras cidades por onde passei já existia em mim uma vocação no tratamento para com o ser humano; por diversas vezes cheguei a pensar que a minha vocação era psicologia, mas, como as dificuldades eram grandes, principalmente as financeiras e eu, como a 2ª de uma família de 12 irmãos, tinha mesmo era que trabalhar, porque fiquei órfã do meu pai muito cedo. Acho que isso é uma vocação familiar do meu pai, ele era e foi o número 1 em tudo na minha vida.
TRIBUNIVERSAL - Com relação as expectativas do mandato do atual prefeito Dr. Dario Vieira de Almeida, a senhora como secretária, pode nos dizer algo?
ANA RUTH - Claro! Eu acredito que Dario fará uma excelente administração, até porque ele tem experiência; porém entramos em um ano muito difícil com uma seca de tamanha magnitude, mas acredito que no próximo ano teremos um bom inverno e tudo voltará ao normal em nossa Região, esta é a minha expectativa com relação ao mandato do atual gestor Dr. Dario.
TRIBUNIVERSAL - Diante da atual conjuntura em que nos encontramos com a seca à nossa porta secretária, na sua ótica o que amenizaria a terrível falta de água em São Miguel?
ANA RUTH - Sua pergunta foi bem oportuna, e a minha resposta é a seguinte: a única obra que amenizaria esta falta de água na Região é a bendita barragem Poço de Varas, que foi projetada segundo o livro de Raimundo Nonato, em 1915, isso é um absurdo, faltam 2 anos para completar 100 anos, e nada.
TRIBUNIVERSAL - E a Secretaria, qual a meta da senhora enquanto a frente desta pasta?
ANA RUTH - Fazer uma grande parceria entre os órgãos competentes da agricultura; Sindicato, Emater, Associações e organizações civis (ONG’s) e governamentais junto gerenciar um grande projeto de convivência para o semi-árido nordestino, como por exemplo: Implementar geração de renda em toda comunidade rural juntamente com a diversificação de pequena agricultura como hortas  e pomares, prevendo as mudanças climáticas e uma possível desertificação.
TRIBUNIVERSAL - Secretária o que você acha que vai trazer desenvolvimento para a nossa Região, para São Miguel?
ANA RUTH - Uma BR. Sabe por que? O que vem de bom, de especial, de obra com qualidade, tudo que é de melhor fica em Pau do Ferros;só para que você possa entender melhor e o seu telebloggueiro nós estamos localizado geograficamente num local do Rio Grande do Norte onde as pessoas só vem para resolver problemas e volta no mesmo dia, nem hotel temos, porque não temos quem se hospede, as pessoa vem num dia e volta no mesmo, como já disse; outro exemplo que posso citar é a questão da saída para a Paraíba, não temos estradas; tudo isso dificulta o desenvolvimento do nosso município, portanto, a minha resposta é uma BR.
TRIBUNIVERSAL - Já que a senhora é uma mulher pública, a tendência é postular por uma cadeira na Câmara Municipal do município?
ANA RUTH - Não! Já fui vice-prefeita, na gestão de Dr. Acácio Campos e fui muito decepcionada; ser vice sequer tem função no município. Eu entrei na política pela porta errada. Na Lei Orgânica do município não existe função para o vice. Vice é desvalorizado em sua totalidade.
TRIBUNIVERSAL - A  secretária é uma mulher polêmica? Sobre o assunto da Lagoa de São Miguel que estão querendo abril a avenida Iluminada?
COLABORAÇÃO:ALEX CORDEIRO
VISTA DA LAGOA DE SÃO MIGUEL DE SATÉLITE
ANA RUTH - Olha, eu não sou uma mulher polêmica, mas, com relação a este assunto eu estou do lado do prefeito Dario Vieira e da única vereadora que teve coragem de votar contra o requerimento, que foi a edil Adalcina Vieira; ela foi a única que teve coragem de valorizar a bonita obra de Dr. Galeno Torquato e que soube também, valorizar as origens de nosso povo, das nossas crianças, da nossa cultura. A Lagoa é considerada o coração de São Miguel, patrimônio histórico, portanto é para ser valorizada sim, e não se delapidar, destruir acho até que precisa ser feita melhor conservação naquela obra. 
TRIBUNIVERSAL - E com relação ao nosso trabalho de divulgação, simples, sem apoio, batalhador, porém ético, como a senhora vê e o que precisa ser melhorado?
ANA RUTH - Hoje, nós vivemos um momento muito importante em nossa vidas que é a chamada voz e vez, temos o direito a imprensa livre e através de você, Jair, em especial, que é aquele menino inteligente que eu conheci ainda criança e conheço, que posso expressar a minha admiração e apresso pela pessoa que você é e, pelo profissional que se tornou, competente que não só eu, mas toda a sociedade de São Miguel, hoje, respeita, já está merecendo uma condecoração pela Câmara Municipal. Você está se tornando o nosso historiador, assim como foi o saudoso Antonio Neto na época de dona Maria de Lourdes Diógenes Torquato.
TRIBUNIVERSAL - Agradecimentos:
ANA RUTH - Em primeiro lugar a Deus; à minha família, ao meu esposo em especial, ao meu saudoso pai, ‘seu’ Raimundo Nunes, inesquecível para mim; a Dr. Dario pela confiança depositada a minha pessoa, pelo convite para o cargo de confiança, espero retribuir a altura esta confiança, a este convite tão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário