domingo, 31 de março de 2013

DRAMA


SÃO MIGUEL

Seca que atinge O NORDESTE, 

em São Miguel, RN, é a maior 

dos últimos 50 anos


Na Cachoeira, sítio perto da cidade de São Miguel 
já não tem mais água nas torneiras, reclama o agricultor José Alves
que nunca tinha passado por uma situação tão triste

TEXTO:AUTOR DESCONHECIDO
BLOG: SÃO MIGUEL NEWS
**FINALIZAÇÃO: JAIR CORDEIRO
     A seca que afeta o município de São Miguel, voltou a ser destaque na mídia nacional nesta sexta-feira (29), através de matéria exibida no Programa Globo Rural da Rede Globo e publicada no Portal G1.com. Veja na integra a reportagem. No Rio Grande do Norte, o baixo nível das barragens levou a prefeitura de São Miguel a proibir o uso da água na irrigação das lavouras. Até mesmo a mandioca, uma cultura bastante resistente à seca, está sofrendo as consequências da estiagem prolongada.
     Pela primeira vez, o agricultor José Franco enfrenta um prejuízo na lavoura. Até duas semanas atrás, o agricultor recorria a um açude pra irrigar a plantação, mas com a seca ele foi proibido pela Secretaria de Agricultura do Município de São Miguel de utilizar a água. O açude do Bonito do município de São Miguel, no extremo oeste do Rio Grande do Norte, está com menos de 10% de sua capacidade máxima de armazenamento que é de quase 11 milhões de metros cúbicos.
     Com o problema, os agricultores de São Miguel estão sendo orientados pela Secretaria de Agricultura a pescar antes que a água seque e os peixes morram. “Já que a água está acabando, pelo menos o peixe a gente está aproveitando” diz Antônio Alves da Silva, agricultor. Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 144 estão em situação de emergência por conta dessa seca que já é considerada pelo governo do estado, como a pior dos últimos 50 anos.
     As chuvas que caíram em 2013 até agora no sertão potiguar foram escassas e isoladas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, a EMPARN, nos últimos três meses só choveu 50 milímetros em São Miguel, sendo que a média para este período é de 200 milímetros. No Rio Grande do Norte, mais da metade dos açudes está com o nível abaixo de 30% da capacidade máxima. Os dados são da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.
** O BLOGGUER TRIBUNIVERSAL SE PRONTIFICAR A COLABORAR SEMPRE QUE POSSÍVEL A ESTE IMPORTANTE VEICULO DE INFORMAÇÕES DA CIDADE DE SÃO MIGUEL E REGIÃO FAZENDO ESTA CITAÇAO AO AUTOR DESTA MATÉRIA, JÁ DE ANTEMÃO PARA SER CONVIVADO PARA UMA ENTREVISTA ESPECIAL NA PÁGINA DO BLOGGUER COMO ENTREVISTADO ESPECIAL DA SEMANA. AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário