terça-feira, 13 de agosto de 2013

BARRAGEM POÇO DE VARAS PRECISA SER DESBUROCRATIZADA!

ÊXODO RURAL
SECA NO PIAUÍ ASSUSTA E PROVOCA ÊXODO RURAL
FOTO:BLOGPOLÍTICAPAUFERRENSE
Deputado Federal Fábio Faria (considerado o deputado Federal da 
Região, principalmente do maior município: São Miguel)
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 13.08.2013 - 10:24
São Miguel, Oeste do Rio Grande do Norte, não está muito longe do Piauí e precisa ser lembrado que a seca é nossa vizinha; e, deputado e senadores, os de carteirinha, os paraquedistas, precisam ‘acordar’ a BARRAGEM POÇO DE VARAS, 
em Coronel João Pessoa.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIA DO ÊXODO RURAL
FOTO:EDUCADORESDIAADIA
Favelas, consequência do êxodo rural nas metrópoles
     ÊXODO RURAL: Podemos definir êxodo rural como sendo o deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor. Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc). 
Consequências 
     O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc). Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. 
     Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato. Não podemos omitir a questão da desertificação demográfica dos locais de onde estas pessoas saíram, ou seja, a sua terra natal, seus parentes, enfim, abondono total da sua cultura regional. Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.
FOTO:JACORDEIRO
Local onde está destinado a mais de 100 anos a BARRAGEM POÇO DE VARAS, em Coronel João Pessoa, já foi liberado recursos para a sua confecção porque técnicos já visitaram o local por mais de uma vez, fizeram piques marcando o local da parede, prova disso, e eis a questão: Por que será que esta obra é a mais extensa e duradoura obra - que fica só no papel - burocrática, no Estado do Rio Grande do Norte? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário